O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta segunda-feira, 11, lançando uma iniciativa para garantir a liderança do país em Inteligência Artificial (IA). Essa iniciativa de promoção de tecnologia em nível nacional exige a proteção da vantagem dos Estados Unidos em IA "contra concorrentes estratégicos e adversários estrangeiros", mas sem especificar seus concorrentes ou adversários.
"Continuada liderança americana em Inteligência Artificial é de suma importância para a manutenção da segurança econômica e nacional dos Estados Unidos", disse Trump.
A iniciativa propõe uma abordagem multifacetada para acelerar sua liderança em IA, incluindo investimento, compartilhamento de dados, definição de padrões e treinamento de pessoal.
No entanto, enfatiza um "engajamento internacional" em vez da cooperação internacional que a maioria dos pesquisadores e industriais de IA pede. Insta outros países a abrir mercados para as indústrias americanas de IA assegurando ao mesmo tempo a tecnologia desenvolvida de maneira consistente com os valores e interesses americanos.
A iniciativa também permite que órgãos federais ofereçam mais dados, modelos e recursos de computação para os pesquisadores e indústrias de IA do país.
"Não podemos ficar de braços cruzados e presumir que nossa liderança está garantida", diz o comunicado divulgado pela Casa Branca.