Os produtos eletrônicos mais consumidos pelas famílias com renda até R$ 1.000 foram os televisores em cores e aparelhos celulares, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria de marketing on-line E-bit em parceira com o Instituto Análise. O levantamento também revela que 29% do total dos chamados e-consumidores de baixa renda pretendem adquirir um notebook nos próximos seis meses, enquanto 22% têm intenção de comprar uma TV LCD e 26%, uma câmera digital.
No comparativo de produtos, separados por sexo, o estudo constatou que, para os homens, produtos como TV LCD, TV de plasma e DVD de alta definição, são mais cobiçados, por serem mais ligados em tecnologia. Já mais mulheres que homens pretendem adquirir aparelhos de MP3, MP4 e iPod e câmeras fotográficas nos próximos seis meses.
A pesquisa também aponta que os e-consumidores mais jovens são mais propensos a investir em coqueluches do momento, como MP3, MP4, iPod, câmera fotográfica digital e notebooks, enquanto que outros aparelhos, como televisores, celulares, DVDs e computadores têm maior presença entre os chamados "cinqüentões".
O dado interessante é que os e-consumidores de baixa renda não possuem um perfil único. A pesquisa apurou que esses consumidores estão segmentados em três perfis distintos: os chamados controlados (38%), os tomadores de créditos (40%) e os antenados (22%).
Os "controlados" são em maioria homens mais maduros (57% têm mais de 50 anos), e são caracterizados por serem mais conservadores. Com um estilo mais tradicional, não se importam, por exemplo, em usar roupas e marcas que dêem status. Além disso, possuem baixa propensão à tomada de crédito. Diferente dos "tomadores de créditos", preferencialmente mulheres, com idade média de 42 anos, que costumam considerar o financiamento a melhor forma de comprarem seus aparelhos eletroeletrônicos. As lojas de grande varejo são mais cogitadas por esses consumidores, que não dão grande importância à internet em suas vidas e não se importam com marcas ou etiquetas.
Com um comportamento completamente distinto, aparecem os "antenados". O segmento que além de ter um perfil mais feminino e mais jovem (62% têm até 34 anos), são consumidores atentos com novidades e tendências, que gostam de freqüentar lugares da moda e movimentados e não se importam de pagar mais caro para usar uma marca ou etiqueta. Os dados apontam que esse segmento de consumidor está mais habituado a compras na web, já que muitos consideram as lojas virtuais para compra de produtos.
A pesquisa foi realizada utilizando metodologia quantitativa via internet, por meio do painel de participantes da E-bit. Foram realizadas 1041 entrevistas entre os dias 29 de outubro e 07 de novembro do ano passado. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de autopreenchimento, estruturado, com tempo médio de duração de 20 minutos. A margem de erro é de 3,1%.
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