A HP anunciou lançamento no Brasil de ambiente de nuvem corporativa híbrida que engloba TI tradicional, nuvens públicas, privadas e gerenciadas, e que entrega, na forma de serviços, infraestrutura (hosting e armazenamento) software (desenvolvimento e teste de aplicações, inicialmente Microsoft Dynamics CRM e SAP) e plataforma (web services).
Com o lançamento, batizado de ECS-VPC (HP Enterprise Cloud Services – Virtual Private Cloud), a HP promete às empresas brasileiras os benefícios da nuvem e a possibilidade de escalar os recursos sem imobilização de investimento.
Segundo Luciano Corsini, vice-presidente e country manager da HP Enterprise Services no Brasil, o ECS-VPC permite que as empresas adotem a nuvem tanto em soluções padrão quanto em ofertas customizadas.
As ofertas inicialmente disponíveis no mercado brasileiro contemplam os seguintes serviços de armazenamento: backup, arquivamento, arquivamento de bancos de dados, sincronização e backup de computadores pessoais e dispositivos móveis e colaboração.
Os serviços de plataforma incluem big data, aplicações para organizações migrarem para cloud, desenvolvimento e testes, gerenciamento de cargas de trabalho de produção e bursting.
Tambpem já estão disponíveis no país projetos de desenvolvimento de nuvem corporativa que incluem integração simplificada, arquiteturas abertas, desenvolvimento e implantação simplificadas, assim como infraestrutura sob demanda e redundante.
A expectativa da fornecedora é incluir no portfólio do ECS-VPC, até outubro, colaboração em tempo real (lync-as-a-service), disaster recovery na nuvem e colaboração (sharepoint-as-a-service), entre outras ofertas.