Blockchain é a nova fronteira tecnológica que as viagens terão que atravessar

0

Poucos setores da economia mundial trabalham com tantas informações pessoais quanto o das viagens. Fornecedores de toda a indústria gerenciam bilhões de dados de passageiros, o que é um risco e uma oportunidade ao mesmo tempo. E uma nova tecnologia está chegando para dirimir os riscos e aumentar o potencial de lucro no setor: o blockchain.

Os cientistas de dados sabem que a qualidade e a segurança das informações são temas sensíveis e que podem levar à ruína ou ao lucro de uma empresa. O blockchain ataca justamente as fraudes. Essa nova tecnologia pressupõe que uma informação adicionada a um banco de dados só possa entrar se for chancelada por todos os players envolvidos. Ou seja: exige-se consenso e, uma vez inserida na base de dados, a informação não pode jamais ser retirada. O registro, "purificado" pela chancela de 100% dos avalistas, ficará ali para sempre.

E qual é a mudança que isso pode causar na indústria? A informação de um passageiro é única. Se ela estiver validada em uma base de dados confiável e centralizada, pode abreviar ou até mesmo retirar a necessidade de tantas identificações durante uma viagem. Será uma nova experiência nos momentos da reserva, embarque, check-in etc.

Para as agências, um dos principais pilares de modificação que o blockchain trará será nos pagamentos de viagens, principalmente as internacionais. Em um setor tão sensível a fraudes e com grande complexidade para o estabelecimento do fluxo de recursos — especialmente quando há vários países envolvidos —, a agilidade e a transparência das formas de pagamento serão importantes facilitadores que ajudarão a reduzir custos e aumentar as vendas.

Para a nossa indústria, o desafio dessas novas tecnologias é amplificá-las para que elas estejam disponíveis para a maior quantidade de profissionais, não ficando restritas apenas àquelas empresas com forte poderio econômico. É fundamental que as companhias trabalhem em conjunto para que o blockchain seja uma tecnologia democratizada, utilizável por agências pequenas a grandes OTAs.

A Amadeus desenvolveu um estudo muito interessante sobre o impacto positivo que o Blockchain pode ter na indústria, e também produziu um vídeo para explicar melhor o que essa tecnologia pode significar em facilidade e transparência. Você pode acessar o estudo aqui e assistir ao vídeo aqui.

Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.