A Progress Software anunciou lucro líquido de US$ 8,7 milhões no primeiro trimestre do ano fiscal de 2007, encerrado em 28 de fevereiro. O resultado representa um salto de 48% em relação ao lucro de US$ 5,9 milhões apurado em igual período do exercício anterior, o que representou um aumento de 43% no lucro por ação, passando de US$ 0,14 do mesmo trimestre em 2006 para US$ 0,20. Segundo os princípios contábeis geralmente aceitos nos EUA (US GAAP), o lucro operacional apresentou crescimento de 49%, para US$ 12,4 milhões, comparados aos US$ 8,3 milhões do primeiro trimestre fiscal de 2006.
A receita da companhia registrada no trimestre foi de US$ 115 milhões, um aumento de 11% (6% em moeda constante) em relação aos US$ 104 milhões no mesmo período do ano passado. A receita proveniente da venda de licenças de software cresceu 5% ? estável em moeda constante ?, passando de US$ 42,8 milhões no mesmo trimestre no ano anterior para US$ 44,7 milhões.
O caixa e os investimentos de curto prazo da Progress totalizaram US$ 234 milhões no final do trimestre. Durante o período, a companhia adquiriu 695 mil ações pelo valor de US$ 19,2 milhões. A autorização para recompra de ações, das quais aproximadamente 9,3 milhões de ações ainda permanecem disponíveis para recompra, termina em 30 de setembro.
O co-fundador e principal executivo da Progress, Joseph Alsop, atribui o bom desempenho ao resultado da divisão Progress OpenEdge e, particularmente, da divisão DataDirect Technologies. ?Conseguimos um crescimento de dois dígitos de receita no primeiro trimestre e 23% de lucro não GAAP por ação. A receita da linha de produtos para a infra-estrutura corporativa apresentou aumento de 7% durante o trimestre e os nossos produtos mais recentes, Sonic, Apama e DataXtend, demonstraram sólido crescimento, superior a 25%, embora o desempenho dos nossos produtos mais maduros não tenha sido na mesma proporção.?
No Brasil, de acordo com Luiz Claudio Menezes, gerente geral da subsidiária da companhia, o desempenho também vem surpreendendo positivamente e caminha para repetir o resultado obtido do ano passado. ?Na média dos últimos quatro anos, nosso crescimento em vendas supera os 15%, o que nos posicionou como uma das subsidiárias com o maior crescimento no mundo?, afirma, sem citar valores já que a empresa não divulga os resultados por região.