O mercado brasileiro de serviços de TI registrou crescimento de 14,3% em 2006 e deve atingir neste ano um aumento de aproximadamente 15%. E os principais impulsionadores do segmento, segundo pesquisa divulgada pela IT Data nesta quinta-feira (12/4), deverão ser os projetos envolvendo a convergência de tecnologias e os contratos de outsourcing, mantendo uma tendência já verificada no ano passado.
De acordo com a consultoria, a migração das receitas de consultoria de TI para a subcategoria de consultoria de redes, que abrange projetos convergentes, aconteceu de forma surpreendente em 2006. ?Uma grande parcela dos projetos de consultoria deixou de envolver apenas aspectos de TI para englobar também projetos de telecom, mostrando que a convergência deixa cada vez mais de ser apenas um conceito nas empresas usuárias de tecnologia?, diz Álvaro Leal, coordenador da pesquisa.
No segmento de outsourcing, o estudo aponta que o crescimento deve ser puxado pelos serviços de gerenciamento de aplicações on site (feito na sede do cliente) e off site, no qual os serviços são realizados nas dependências do prestador de serviços. As taxas de crescimento em 2006, conforme a IT Data, foram da ordem de 30% ao ano. Leal observa que, apesar de haver uma projeção de crescimento acelerado da modalidade de serviço on site, os contratos têm sido gradualmente substituídos por serviços off site.
Esse movimento, segundo ele, é um reflexo direto da intenção dos CIOs das empresas usuárias de tecnologia de ?virtualizar? seu ambiente de TI. ?Assim, eles abrem mão de data centers internos, da gestão interna de sistemas e de suas licenças. Conseqüentemente, transferem a responsabilidade destes ativos para terceiros, aumentam o up-time das operações ? garantido por acordos de nível de serviço (SLA) ? e o foco dos recursos internos em seu core business?, diz Leal.
As categorias de menor crescimento do mercado de serviços de TI, que envolvem as atividades de suporte a hardware, suporte a software e capacitação, mantiveram-se dentro das projeções realizadas em períodos anteriores, apresentando desaceleração gradual e taxas de crescimento de aproximadamente 10%ao ano, segundo o estudo.
Apesar das projeções de desaceleração para categorias mais tradicionais de serviços de TI, o mercado como um todo deve se beneficar por conta do crescimento acelerado das principais categorias de outsourcing. A pesquisa, feita com CIOs de 60 das maiores empresas brasileiras em cada segmento vertical, aponta forte tendência de terceirizações, o que deve alavancar as receitas dos fornecedores desse tipo de serviço no curto e médio prazo, de acordo com a IT Data.