Banda larga e lan houses voltam à pauta do plenário do Senado

0

O Projeto de Lei 1481/07, do Senado, que amplia a banda larga, é o primeiro item da pauta da sessão extraordinária do plenário, prevista para esta terça-feira, 12, após a sessão ordinária, trancada por 14 medidas provisórias. O PL 1481/07 permite o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para financiar serviços como a internet de banda larga, típicos do regime privado. A prioridade seria para as escolas públicas da zona rural. Atualmente, o fundo pode ser usado para financiar somente a telefonia fixa.
Governo e oposição ainda negociam o texto. O PSDB quer proibir o uso dos recursos – R$ 9,6 bilhões até 2010 – pela Telebrás, mas o PT defende que isso seja possível para a empresa gerenciar a expansão do serviço no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
Já o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou à Câmara, em audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, na última quarta-feira, 6, que o Ministério da Fazenda quer rediscutir o projeto.
Menos de 1% dos recursos arrecadados pelo Fust, criado em 2000, foram utilizados até hoje. O dinheiro vem sendo contingenciado pelo governo para a obtenção de superávit primário da União. Também está na pauta de hoje o PL 4361/04, que regulamenta o funcionamento das lan houses. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.