Software já responde por 22,5% da receita da IBM

0

Nos últimos anos, a área de software passou a ter um peso cada vez maior na receita da IBM. Não é por outro motivo que, dos US$ 20 bilhões programados para a aquisição de empresas entre 2010 e 2015, parcela significativa deverá ser destinada à compra de empresas do setor. "Esse montante será majoritariamente direcionado para a aquisição de empresas de software", afirmou o vice-presidente sênior da IBM, Steve Mills, durante o IBM Software Impact 2011, que acontece até sexta-feira, 15, em Las Vegas, EUA. A expectativa, de acordo com ele, é que o segmento de software responda por mais de 50% do lucro da companhia em 2015, parcela que hoje é de pouco mais de 40%.
Uma amostra da importância que a área de software da IBM, foi que esta garantiu receita de US$ 22,4 bilhões à IBM no ano passado, o que representa 22,5% da receita total da companhia, que foi de US$ 99,87 bilhões. "A área de software garante a maior lucratividade para a companhia", enfatiza Mills. A previsão da IBM é que o lucro operacional do segmento de software saltará de US$ 9,5 bilhões, em 2010, para aproximadamente US$ 17 bilhões em 2015, o que representa um crescimento anual composto de 12% a 15%.
A estratégia da IBM com o reforço da posição em software é ter uma solução mais robusta e completa que possa abrir novas oportunidades de negócios. O plano vai ao encontro da visão de "planeta inteligente" da companhia, cuja proposta é gerar informações analíticas para a tomada de decisões, assim como um elemento importante para o processo de transformação das empresas. "É parte do modelo de negócios da IBM. Todas as partes [software, hardware e serviços] têm de estar unidas para garantir valor ao cliente, e o software permite isso", explica Milss, frisando que o objetivo é fornecer aos clientes uma solução fim a fim, e não apenas vender o software, o hardware ou o serviço separadamente. "O software garante a criação de valor e permite a integração entre as plataformas. É uma parte estratégica do portfólio da IBM", complementa Mark Easton, vice-presidente de vendas de soluções para vertical indústria da IBM.
Nos últimos anos, a IBM investiu mais de US$ 27 bilhões na aquisição de empresas, em sua grande maioria da área de software, e aplicou mais de US$ 15 bilhões em pesquisa & desenvolvimento. Os segmentos de cloud computing e as soluções baseadas no WebSphere, plataforma de integração de negócios, infra-estrutura de aplicações e transações, portais etc., que representam boa parcela do faturamento de software da companhia, devem ser os carros-chefe do crescimento. Somente com as soluções de cloud computing, a expectativa é que contribuam com US$ 7 bilhões da receita da IBM em 2015.
*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da IBM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.