Nos últimos anos, a área de software passou a ter um peso cada vez maior na receita da IBM. Não é por outro motivo que, dos US$ 20 bilhões programados para a aquisição de empresas entre 2010 e 2015, parcela significativa deverá ser destinada à compra de empresas do setor. "Esse montante será majoritariamente direcionado para a aquisição de empresas de software", afirmou o vice-presidente sênior da IBM, Steve Mills, durante o IBM Software Impact 2011, que acontece até sexta-feira, 15, em Las Vegas, EUA. A expectativa, de acordo com ele, é que o segmento de software responda por mais de 50% do lucro da companhia em 2015, parcela que hoje é de pouco mais de 40%.
Uma amostra da importância que a área de software da IBM, foi que esta garantiu receita de US$ 22,4 bilhões à IBM no ano passado, o que representa 22,5% da receita total da companhia, que foi de US$ 99,87 bilhões. "A área de software garante a maior lucratividade para a companhia", enfatiza Mills. A previsão da IBM é que o lucro operacional do segmento de software saltará de US$ 9,5 bilhões, em 2010, para aproximadamente US$ 17 bilhões em 2015, o que representa um crescimento anual composto de 12% a 15%.
A estratégia da IBM com o reforço da posição em software é ter uma solução mais robusta e completa que possa abrir novas oportunidades de negócios. O plano vai ao encontro da visão de "planeta inteligente" da companhia, cuja proposta é gerar informações analíticas para a tomada de decisões, assim como um elemento importante para o processo de transformação das empresas. "É parte do modelo de negócios da IBM. Todas as partes [software, hardware e serviços] têm de estar unidas para garantir valor ao cliente, e o software permite isso", explica Milss, frisando que o objetivo é fornecer aos clientes uma solução fim a fim, e não apenas vender o software, o hardware ou o serviço separadamente. "O software garante a criação de valor e permite a integração entre as plataformas. É uma parte estratégica do portfólio da IBM", complementa Mark Easton, vice-presidente de vendas de soluções para vertical indústria da IBM.
Nos últimos anos, a IBM investiu mais de US$ 27 bilhões na aquisição de empresas, em sua grande maioria da área de software, e aplicou mais de US$ 15 bilhões em pesquisa & desenvolvimento. Os segmentos de cloud computing e as soluções baseadas no WebSphere, plataforma de integração de negócios, infra-estrutura de aplicações e transações, portais etc., que representam boa parcela do faturamento de software da companhia, devem ser os carros-chefe do crescimento. Somente com as soluções de cloud computing, a expectativa é que contribuam com US$ 7 bilhões da receita da IBM em 2015.
*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da IBM.
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