O Bradesco iniciou a distribuição de cartões equipados com tecnologia contactless, que permite a realização de pagamentos por aproximação, sem contato físico – um chip instalado no cartão permite usá-lo para compras. O produto será oferecido para clientes do Bradesco Prime, à medida que os cartões atuais tiverem a data de validade vencida.
O cartão será aceito em estabelecimentos credenciados à rede Cielo e promete rapidez 30% maior que os pagamentos em cheque ou dinheiro e mais agilidade em relação aos cartões tradicionais. De acordo com o banco, o nível de segurança também é maior, pois evita o contato de terceiros com o cartão, o que previne a clonagem ou fraudes por cópia. O Bradesco diz tratar-se de uma iniciativa pioneira.
Para o diretor do Bradesco Cartões, Márcio Parizotto, a tecnologia pode abrir portas para a adoção de celulares e tablets como meios de pagamento. “A disseminação do produto terá um papel fundamental na familiarização dos consumidores brasileiros ao pagamento por proximidade, caminho fundamental para a adoção em escala de pagamentos via dispositivos móveis”, afirma o executivo.
Para a Cielo, o uso do contactless inaugura uma nova geração de cartões, após a tarja magnética e o chip. A empresa realiza testes da tecnologia desde 2008 e hoje possui 238 mil máquinas habilitadas para o uso, inclusive, da tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos, para o pagamento via celular (mobile payment).