Até 2015, as vendas pela internet na China devem ultrapassar a marca de R$ 665 bilhões, de acordo com estudo realizado pelo Boston Consulting Group, empresa global de consultoria de gestão. Com isso, o país se tornará o maior mercado de varejo online, com cerca de 10% do total de vendas ocorrendo pela rede mundial. Os principais motivos para esse crescimento são o aumento de usuários de internet e a maior aceitação do comercio eletrônico no país.
Atualmente, a China já é o país com maior número de compradores online, ultrapassando os Estados Unidos. Dentro de três anos, a previsão é que o país tenha cerca de 700 milhões de usuários de e-commerce – 200 milhões a mais que hoje – e o dobro da população online do Japão e dos EUA juntos. “Em apenas alguns anos, a China se tornou um dos maiores mercados da internet no mundo e, em breve, será um dos mais expressivos também”, afirma Christoph Nettesheim, sócio do BCG e coautor da pesquisa. “Empresas que pretendem ter sucesso internacional têm que ter uma ativa presença na internet chinesa”, completa.
De acordo com o estudo, a penetração da internet na china vai superar 50% da população em 2015, comparado com os 38% em 2011. O maior crescimento serão os consumidores urbanos com idade superior a 51 anos, o que mostra o grande crescimento da internet e sua importância na sociedade chinesa. A China tem 193 milhões de compradores online, número maior que o dos Estados Unidos, que tem 170 milhões. De 2009 a 2011, o número de compradores aumentou de 28% para 36% e a previsão é que esse número chegue a 47% até 2015.
O estudo revela ainda que, conforme vão ficando mais acostumado com a internet, os chineses se tornam mais aventureiros. Por exemplo, 79% dos usuários chineses usam programas de mensagem instantânea, contra apenas 21% dos norte-americanos. Eles também compram mais musicas online (79% contra 61% nos EUA) e também e-books (40% contra 7%). O Sina Weibo, versão chinesa do Twitter, atraiu 300 milhões de usuários em menos de três anos de operação.