Um novo estudo da Juniper Research descobriu que os gastos globais de varejistas com serviços de inteligência artificial (IA) chegarão a US$ 12 bilhões até 2023, acima dos US$ 3,6 bilhões estimados em 2019. Ela espera que mais de 325.000 varejistas adotem a tecnologia AI o período.
De acordo com a nova pesquisa, "AI no Varejo: Análise de Segmentos, Posicionamento de Fornecedores e Previsões de Mercado 2019-2023", o uso de IA pelos varejistas irá liberar eficiências nas operações de back office. Análises avançadas empregadas em funções como previsão de demanda e marketing automatizado tornarão os varejistas mais ágeis e melhorarão as margens.
A Juniper prevê que os varejistas enfrentarão uma corrida de adoção da IA, onde os varejistas equipados com essa tecnologia, que adotaram sistemas como pioneiros, substituirão os varejistas mais lentos, oferecendo um serviço superior a preços otimizados.
Previsão de demanda é crucial para o sucesso do varejista
O uso de aprendizado de máquina na previsão de demanda será um mercado chave para fornecedores de inteligência artificial, com receita de serviços associada chegando a US$ 3 bilhões até 2023, acima dos US$ 760 milhões em 2019.
A pesquisa afirma que a previsão de demanda será essencial para permitir um omnichannel eficaz. experiência e aumentar as margens. Isso significará que o número de varejistas que usam a previsão de demanda habilitada pela IA triplicará entre 2019 e 2023.
O autor da pesquisa, Nick Maynard, explicou que "com a ascensão de eventos coletivos e únicos, como a Black Friday, compreendendo a demanda e as cadeias de suprimento são mais cruciais do que nunca, com a IA desempenhando o papel central".
A pesquisa também descobriu que caixas inteligentes, em grande parte alimentadas por tecnologias de IA, como a visão computacional, terão um futuro forte na área de conveniência; levando a volumes de transações anuais de mais de 1,4 bilhões até 2023, em comparação com apenas 42 milhões em 2019.