O Estado de Sergipe vai utilizar o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic) para fazer o inventário de hardware e software dos seus computadores. O diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, João Anízio, acredita que cerca de 10 mil máquinas em mais de 40 órgãos serão inventariadas com o uso dessa ferramenta, baseada em web services (protocolos abertos para integração de dados entre diversas aplicações ou sistemas).
Para isso, foi firmado um contrato com a Comunidade Linux de Sergipe, organização não-governamental que atua na capacitação de jovens na área de software livre. Esses jovens atuarão na instalação da ferramenta e prestarão o suporte para a sua utilização. O Cacic foi desenvolvido pela Dataprev e disponibilizado ao governo brasileiro, aos estados e municípios pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento(SLTI).
A iniciativa de Sergipe se soma aos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte que também planejam utilizar o Cacic em larga escala. A implantação do configurador no parque computacional de Sergipe servirá como base para experiências em outros estados.
Desenvolvido a partir de ferramentas de código aberto, o Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional. A ferramenta possui um controlador automático que permite o acesso à base de dados de todos os equipamentos instalados numa rede. As informações poderão ser acessadas a qualquer momento e são gerenciadas pelo administrador de cada infra-estrutura.
Entre as informações que podem ser fornecidas por meio desse software, estão o número de equipamentos e sua distribuição, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Ele disponibiliza também informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.