Um estudo da E-Consulting e da Câmara-e.net indica que o volume de transações eletrônicas envolvendo automóveis, bens de consumo e turismo deve somar R$ 13,3 bilhões no Brasil, este ano, representando um aumento de 34,3% em relação a 2005. O montante equivale a 3,5% do comércio varejista, segundo dados estimados a partir do índice-base do IBGE.
Essas transações correspondem ao índice de varejo on-line (VOL), um indicador criado pelas duas empresas e medido pelo Strategy Research Center (SRC), que utiliza como base de cálculo o faturamento dos principais representantes do comércio eletrônico brasileiro.
Em 2005, o volume de operações comerciais nas três categorias de produtos e serviços foi de R$ 9,9 bilhões ante os R$ 7,5 bilhões movimentados no ano anterior. O estudo indica um crescimento para 5,7 milhões no número de compradores. O ticket médio tende a saltar de R$ 321,00 para R$ 323,00 até o final do ano.
Os números indicam que o comércio eletrônico no Brasil tem apresentado crescimento constante e acelerado nos últimos três, apesar dos períodos de sazonalidades e oscilações. ?Após ter crescido mais de 35%, em média, desde 2003, a prática de compras on-line tem se afirmado cada vez mais nos costumes dos usuários brasileiros?, afirmou o diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting, Daniel Domeneghetti.
Segundo ele, o VOL registrou forte crescimento frente ao desempenho da economia brasileira. No primeiro trimestre desse ano, o somou R$ 2,8 bilhões.
O VOL-Autos totalizou R$ 1,5 bilhão no ano passado, alta de 20,5% em relação a 2004. As montadoras e revendedoras de veículos foram responsáveis por 52% do total do VOL. Em 2006, o índice deve chegar a R$ 6,4 bilhões.
O VOL-Turismo e VOL-Bens de Consumo movimentaram, em 2005, R$ 1,9 bilhão e R$ 2,9 bilhões, respectivamente. Este ano, o primeiro deve alcançar R$ 2,8 bilhões e o segundo, R$ 4,1 bilhões.