A Bematech, fornecedora de soluções de automação comercial, adquiriu mais uma empresa de software para automação comercial. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (12/5), foi assinado contrato para aquisição de ativos da empresa Bios Blak, que desenvolve software para o segmento de food service.
O pagamento será efetuado em duas parcelas, uma em julho de 2009 e outra em julho de 2010. Será feito um adiantamento no valor de R$ 1 milhão, na concretização da operação (closing), e outro de R$ 500 mil, seis meses após a data de fechamento, que serão depois deduzidos das parcelas futuras.
O contrato está sujeito a condições precedentes, usuais para operações desta natureza, tais como a aprovação da aquisição pelo Conselho de Administração da Bematech, finalização do processo de auditoria legal e contábil e das obrigações contratuais do vendedor.
Um plano de integração, chamado "Plano de 100 dias", foi traçado contemplando tarefas e capturas de sinergia, para implementação imediata. O Snack Control se junta aos softwares Gemco Anywhere, Pharmacy, Smart e Practico, todos oriundos de empresas adquiridas pela Bematech entre o fim de 2006 e início deste ano.
Mercado de Food Service
O mercado de food service compreende vários segmentos do comércio dentre eles o de restaurantes, lanchonetes, bares entre outros, contando com um número estimado em cerca de milhão de estabelecimentos, com grande potencial de investimento em software.
Segundo a ECD (Consultoria especializada em food service), este mercado apresentou de 1995 a 2005 um crescimento de 263,1% no volume de vendas e, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias de alimentação cresceu acima da média no número de estabelecimentos, redes e faturamento dentre os setores franqueados no Brasil.
Outro destaque no segmento de franquias de alimentação é o fato de que apenas 11% das redes franqueadas no Brasil são cadeias internacionais, demonstrando com isso uma oportunidade de novos negócios com a chegada desses players, aliados ainda – ausência de um canal de atendimento específico para o segmento, e alta necessidade de controle das atividades do mercado de food service.
Snack Control
Situada entre as maiores franquias de alimentação (50 maiores redes – fonte: ABF) com market share estimado pela Bematech em 29% do número de estabelecimentos, a Blak é uma empresa que atua desde 1993 provendo software para o mercado de food service com mais de 4 mil licenças comercializadas.
Desempenho
Depois de experimentar uma queda no valor de suas ações, no último balanço, divulgado no dia 5 de maio passado, a empresa apresentou lucro líquido recorde em um trimestre de R$ 6,9 milhões. Esta aquisição reforça a estratégia de concentrar esforços no setor de software, foco prioritário da empresa para 2008. "Estamos cumprindo nosso plano de ampliar a atuação no setor de software em busca da complementá-lo da oferta de soluções completas para o varejo e implantá-lo de nosso modelo one stop shop", diz Marcel Malczewski, CEO da empresa.
"A demanda pelo conceito one stop shop veio dos nossos próprios clientes", explica Malczewski. "Se o fornecedor é único, o contato em caso de qualquer problema com equipamento ou upgrade necessário, por exemplo, também é único", explica.