Cerca de 160 mil CDs e 14 computadores contendo programas ilegais foram apreendidos nas ações de combate à pirataria realizadas pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA), segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (12/5).
Também foram retirados do ar 32 sites que comercializavam softwares piratas, assim como 1,3 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais. As entidades registraram ainda mais de 960 contatos por e-mail e telefone, entre denúncias e pedidos de informações sobre pirataria. Como conseqüência, a BSA enviou 299 notificações extrajudiciais.
Em abril as associações, em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Conselho Nacional de Combate a Pirataria (CNCP), deram continuidade ao Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria, com o objetivo de treinar agentes públicos na identificação de software pirata. O programa já passou por Vitória, Londrina, Maringá, Curitiba, Cascavel, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Blumenau, Belém, Manaus, Cuiabá e Joinville e visitará, até o final de maio, Teresina. A expectativa é capacitar três mil agentes públicos.