A Research in Motion (RIM) anunciou nesta segunda-feira (12/5) que vai lançar um modelo de BlackBerry dirigido tanto ao mercado corporativo quanto ao segmento de varejo. A estratégia da fabricante com a nova versão do smartphone é proteger sua participação de mercado contra concorrentes como o iPhone, da Apple. Chamado de BlackBerry Bold, o aparelho funciona em redes de telefonia móvel HSDPA (High Speed Download Packet Access), de terceira geração (3G), e é fornecido com GPS, Wi-Fi e diversos recursos multimídia.
Com o smartphone, os usuários poderão baixar músicas, navegar na internet e assistir vídeos. Segundo a empresa, o Bold terá tela mais brilhante, câmera de 2 megapixels com capacidade de vídeo e um player para filmes e administrar coleções de música.
Uma das principais novidades do aparelho é o dispositivo capaz de sincronizar o iTunes, da Apple. De acordo com o CEO da RIM, Jim Balsillie, a nova funcionalidade não teve como alvo o iPhone. "Nós não vemos como um recurso para competir como o iPhone, mas uma sincronia natural para uma aplicação que as pessoas usam ", disse ele em entrevista ao jornal americano The Wall Street Jornal.
O lançamento, na realidade, é uma cartada da fabricante canadense tentar manter a penetração do BlackBerry, cuja base de usuários quase duplicou ano a ano, durante os últimos três anos. Atualmente, há mais de 14 milhões de usuários em 135 países. Apesar desse crescimento, a RIM, no entanto, vem enfrentando forte concorrência da Apple e de outros fabricantes de smartphones, incluindo a taiwanesa HTC, a finlandesa Nokia e a sul-coreana Samsung.
Nos Estados Unidos, a Apple é a maior ameaça a RIM. Embora a força do iPhone esteja concentrada no consumo para uso pessoal, e o BlackBerry tem sido mais forte entre os usuários corporativos, a Apple recentemente tomou algumas medidas para tornar o iPhone mais atrativo para os usuários empresariais.
O BlackBerry Bold tem lançamento mundial previsto para o terceiro trimestre, a um preço entre US$ 300 e US$ 400 dólares.