A MPQuatro, startup especializada em conteúdo e estratégia de vídeo para o Youtube, e a Aeroli.to, braço tecnológico da Perestroika, escola de cursos de empreendedorismo, anunciam parceria e lançam uma nova plataforma de vídeos interativos. O Jab Player chega ao mercado com layout totalmente customizável de acordo com o perfil da empresa. Além disso, ele permite que os vídeos sejam hospedados em qualquer site, ampliando as interações entre o público e a marca.
"No futuro, todos os vídeos serão interativos. Principalmente os ligados a marcas. Estamos felizes de contribuirmos com essa revolução", explica Greta Paz, diretora da MPQuatro.
A evolução dos vídeos na web acompanha o desenvolvimento da internet. Antigamente, eles eram disponibilizados via e-mail. Após alguns anos surgiram diferentes plataformas que aumentaram a velocidade de compartilhamento. Em seguida, chegou ao mercado o Youtube, mudando novamente os formatos de distribuição. Mais tarde, começaram a se popularizar os torrents e, por fim, vieram os streamings.
Ao que tudo indica, as próximas ondas são os vídeos interativos. Sejam os de realidade aumentada, realidade virtual ou clicáveis – como o Jab. Essa é a alternativa para que marcas consigam engajar o consumidor sem se tornar invasivas. O objetivo do Jab é atuar de forma estratégica na era dos vídeos 100% interativos no Brasil, além de criar um novo espaço para marcas e seus conteúdos web.
Uma das vantagens do Jab é a simplicidade. O primeiro passo é fazer upload do vídeo. Depois, é preciso marcar as cenas que deseja tornar interativas e indicar para quais sites o usuário será levado. "O consumidor vê o vídeo, clica nos produtos que gostar e cai diretamente no site da loja em questão. A taxa de conversão tende a ser muito maior. Além disso, o Jab oferece métricas mais assertivas, com números precisos de visualizações e cliques", explica Santiago Andreuzza, sócio da Aeroli.to.
O recurso clicável não é novidade no Brasil, sendo que o próprio Youtube já oferece essa possibilidade. O novo recurso do Jab, porém, permite que o direcionamento seja ilimitado. "O Youtube tem o recurso clicável, mas só podemos apontar para outro vídeo do próprio Youtube. O que estamos fazendo é ampliar esse universo para qualquer site", afirma Miguel Luz, sócio-fundador da MPQuatro.
O Jab já chega ao mercado como a plataforma de interatividade do e-commerce de moda e beleza Steal the Look. Por meio da tecnologia da plataforma, o público pode visualizar os vídeos disponíveis, clicar em uma peça e efetivar a compra, sendo automaticamente direcionado para a loja
Somos a primeira marca a usar a plataforma Jab e estamos muito otimistas com esse projeto. Por meio dela, temos a expectativa de conquistar mais visualizações, cliques e, quem sabe assim, aumentar a conversão em vendas para a Steal. Nós já conhecemos o trabalho da MPQuatro e, por sua expertise, temos certeza que a nossa necessidade será bem atendida", finaliza Manu Bordasch, sócia da Steal The Look.
O próximo passo da parceria é ampliar a rede de atuação de empresas que podem fazer uso da nova plataforma, em todo o país. "Além de atuar para marcas e e-commerces, o Jab também poderá atender a demanda de grandes portais e players, como Globo.com, UOL e Terra", finaliza Tiago Mattos , diretor da Aeroli.to.