No cenário onde mais da metade da população brasileira utiliza a internet para diferentes serviços, uma empresa sem relevância nos resultados de pesquisa já está em desvantagem em relação a todas as outras. Com esse contexto, o eFácil, e-commerce do grupo Martins, maior atacadista-distribuidor do Brasil, apostou na parceria com a Raccoon, agência de marketing de performance, para desenvolver o seu projeto de SEO. Em apenas dez meses, a marca aumentou em 63% a sua receita orgânica.
A parceria entre eFácil e Raccoon existe desde o início de 2014, com o desenvolvimento de projeto em mídias pagas. A empresa, então, começou a enxergar o excelente potencial da pesquisa orgânica e resolveu investir também nessa área. Assim, em abril de 2016, iniciou-se o seu projeto de SEO.
Inicialmente, o foco do projeto foi trabalhar as principais deficiências do domínio, corrigindo e aplicando as boas práticas esperadas e valorizadas pelos mecanismos de busca. Resolvidas as deficiências, um levantamento dos principais pontos a serem trabalhados foi realizado para priorizar as ações que trariam um maior impacto no ranqueamento e ordenar o trabalho das equipes.
Feita a priorização, foram enviados relatórios de implementação detalhados e alinhados com as necessidades do eFácil. O time se utilizou, também, de um relatório de SEO que conferia uma nota para o domínio, baseado em mais de 200 variáveis que eram levadas em consideração pelos mecanismos de busca.
A melhora de ranqueamento dos termos de pesquisa representou aumento de 219% na visibilidade orgânica do domínio.
Essa melhoria no posicionamento do site impactou diretamente o tráfego orgânico, ficando 61% acima do crescimento de tráfego direto. Este incremento não foi com tráfego desqualificado, mas sim com usuários no estágio final do funil de conversão. Isso pode ser verificado pela evolução da receita advinda do tráfego orgânico, que aumentou quase na mesma proporção, chegando a 63% de crescimento da receita orgânica.