Comissão pode votar projeto sobre exposição a radiação

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (13/6) e pode votar projeto de lei do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que estabelece normas para a instalação de fontes emissoras de radiação eletromagnética.

O relator da proposta, deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), apresentou parecer pela aprovação tanto do projeto como das seis propostas apensadas, na forma de substitutivo que estabelece limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos e sanções em caso de descumprimento das regras, além de determinar a criação do Conselho Nacional de Bioeletromagnetismo e da Comissão Técnica Nacional de Bioeletromagnetismo.

Baseado em audiências públicas realizadas com especialistas e representantes do governo federal e em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o substitutivo adota os limites estabelecidos pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP), já utilizados pela Anatel.

Embora já exista a Comissão Nacional de Bioeletromagnetismo, o novo texto propõe a criação do Conselho Nacional de Bioeletromagnetismo, com a inclusão do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Defesa e do presidente da Anatel em sua composição, além dos 11 ministros que já fazem parte da Comissão Nacional. Além disso, cria a Comissão Técnica de Bioeletromagnetismo, de caráter consultivo e opinativo para prestar apoio e assessoramento ao Poder Público na definição da política nacional de bioeletromagnetismo.

O substitutivo determina ainda que 5% dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) sejam destinados à pesquisa sobre a exposição humana a campos de radiofreqüência e que a Anatel seja a responsável por fiscalizar a aplicação das novas regras. Entre elas está a exigência de que os fabricantes de aparelhos de telefonia celular informem no manual de operação ou na embalagem que o produto atende aos limites legais da taxa de absorção de radiação.

Também está na pauta da reunião projeto do deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP), que obriga as emissoras de televisão a tornarem disponível serviço gratuito de atendimento telefônico à população. O relator, deputado João Batista (PP-SP), recomenda a aprovação da proposta na forma de substitutivo que transfere para o Conselho de Comunicação Social do Congresso a responsabilidade pela manutenção da central de atendimento telefônico.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.