A EMC anunciou a compra da nLayers, software house especializada em sistemas de descoberta e mapeamento de aplicações. Com a transação, cujos termos financeiros não foram divulgados, a empresa expande ainda mais seu portfólio de gerenciamento de recursos e, ao mesmo tempo, espera aprimorar a capacidade do EMC Smarts de realizar análise abrangente e automatizada de causa-raiz e de impacto em todos os campos de tecnologia, incluindo redes, aplicações e armazenamento. A compra da nLayers não deverá ter impacto material sobre a receita ou o lucro por ação em 2006.
A nLayers fornece um appliance que identifica, mapeia e modela automaticamente as relações e as interdependências entre aplicações, servidores e dispositivos em um modelo comportamental e baseado em tempo. A tecnologia se baseia no Application Behavior Modeling (ABM), tecnologia com patente pendente que descobre e monitora continuamente componentes de aplicações, dependências de recursos, níveis de serviços e uso nos data centers.
Como parte de um acordo em regime de OEM anunciado recentemente, a nLayers já disponibiliza a tecnologia de base do software EMC Smarts Application Discovery Manager, fornecendo a percepção necessária do comportamento das aplicações e de todas as interdependências com a infra-estrutura de TI. Esse entendimento é a base do monitoramento, da análise e da automação de aplicação e de infra-estrutura na corporação.
No decorrer do tempo, a nLayers fará com que o software de gerenciamento de armazenamento da EMC se torne capaz de correlacionar, determinar a causa-raiz e apresentar um plano de ação para problemas críticos na infra-estrutura de TI de maneira inteligente. Um atributo importante do gerenciamento do ciclo de vida da informação (ILM, sigla em inglês de Information Lifecycle Management) é o fluxo e o movimento ininterrupto de informação. A saúde, o bem-estar e o gerenciamento da rede de informação serão a pedra fundamental de qualquer estratégia de ILM.
O vice-presidente sênior de gerenciamento de recursos do EMC Software Group, Chris Gahagan, disse que a compra da nLayers diz respeito a participação no mercado, tecnologia complementar e crescimento. ?A nLayers nos fornece uma tecnologia altamente estratégica e complementar, estendendo ainda mais as capacidades de correlação e análise do EMC Smarts para o domínio da aplicação. A EMC está totalmente empenhada em aplicar os recursos necessários para continuar a ampliar a participação e a liderança da nLayers no mercado. À medida que compartilhamos visões de tecnologia complementar, acreditamos firmemente que a EMC vai dotar a nLayers com amplos recursos financeiros e técnicos para concretizar todo seu potencial de mercado?, explicou o executivo.
O fundador e presidente da nLayers, Gili Raanan, disse que a compra da empresa é uma vitória significativa para os clientes de ambas as partes. ?Juntas, as tecnologias da EMC e da nLayers vão fornecer aos clientes uma solução mais poderosa para gerenciar a informação da infra-estrutura de TI no ciclo de vida inteiro.? Ele acrescentou que, para automatizar totalmente o gerenciamento e a triagem de incidentes e ganhar a flexibilidade necessária para se adaptar ao ambientes mutáveis de tecnologia, os profissionais de TI precisam ter uma percepção do dinâmico e complexo domínio da aplicação. Só então eles podem automatizar inteiramente o gerenciamento e a triagem de incidentes e ganhar a flexibilidade necessária para se adaptar aos ambientes mutáveis de tecnologia.
A nLayers fará parte do Resource Management Software Group, com a equipe de vendas do EMC Resource Management e parceiros da nLayers focados em vender suas soluções. Além disso, a operação de P&D da empresa, sediada em Israel, vai colaborar com as iniciativas gerais do Israel Software Development Center, recém-criado pela EMC. A EMC está empenhada em investir mais no país, expandindo sua equipe de P&D na região e beneficiando-se dos engenheiros mais talentosos e inovadores.