Os negócios globais outsoucirg registrararão taxas de crescimento de mais de 5% ao ano até 2009, projeta o Gartner. Entretanto, os provedores de serviços têm um grande desafio pela frente para conquistar clientes satisfeitos e garantir uma participação nesse mercado, afirma Linda Cohen, vice-presidente da empresa de consultoria, que esteve na semana passada no Brasil participando da III Conferência de Outsourcing.
Linda disse as empresas ainda são atraídas para o outsourcing com a expectativa de reduzir custos, o que, segundo ela, é um grande erro. Ela constata que a contratação dos serviços visa apenas uma vantagem competitiva, que é a operacional.
Os contratos não são alinhados com a estratégia de negócio e às vezes a companhia se frustra. Os SLAs até são cumpridos, já que o provedor procura entregar exatamente o que foi pedido. Mas os ganhos de perfomance podem nem sempre ser os que a empresa esperava quando decidiu repassar determinada área para um terceiro.
A recomendação de Linda é que as organizações contratem serviços de outosourcing focados na sua estratégia de crescimento e busquem provedores que sejam realmente parceiros de negócios e não apenas fornecedor de soluções.
Durante as sessões da conferência outros analistas bateram nessa mesma tecla, advertindo que outsourcing tem que fazer parte da estratégica de negócios. Eles aconselham que as empresas façam as seguintes perguntas antes de contratarem serviços.
1- Por que terceirizar?
2- Quais serviços serão entregues para terceiros: infra-estrutura de TI, aplicações de RH, suporte técnico, etc?
3- Com quem vai terceirizar?
4- Como os serviços serão entregues?
5- A partir de onde eles serão entregues, já que hoje as empresas estão buscando fornecedores globais que ofereçam os melhores preços.