Depois de assumir, através de uma parceria, a distribuição da solução BC Legal Enterprises, software produzido pela americana Billingroup para o gerenciamento de casos jurídicos, o grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de TI, acaba de incorporar as operações da empresa no Brasil e na América Latina.
O valor da negociação não foi divulgado, mas a empresa adianta que serão investidos cerca de R$ 6 milhões nos próximos 18 meses para o desenvolvimento de novas versões do BC Legal Enterprises e soluções complementares ao produto. A expectativa da Procwork para essa nova operação é gerar uma receita de R$ 40 milhões em novos negócios em dois anos, além de dobrar o número de funcionários absorvidos da Billingroup, que hoje somam 30 consultores.
Atuando sob a bandeira do grupo Procwork, a Billingroup passa a contar com toda a infra-estrutura da integradora. ?Em função da aquisição, estamos criando uma nova unidade de negócios, a de automação de processos jurídicos, que complementará o nosso leque de ofertas para o mercado?, comenta Carlos Cuevas, sócio-diretor da Procwork.
O executivo afirma que essa incorporação é uma continuação da estratégia de compras do grupo, o que confirma o posicionamento da companhia de ser a integradora que detém o maior número de soluções de TI.
Para o mercado corporativo, o anúncio da aquisição conta também com o lançamento de uma nova versão do aplicativo, que traz novas funcionalidades e ferramentas de gerenciamento das atividades jurídicas, além da integração com o software de gestão SAP, tornando o BC Legal Enterprises, segundo a empresa, a única solução dessa categoria que mantém uma interface com o sistema de ERP da desenvolvedora alemã.
Já para os usuários independentes, como é o caso de advogados que atuam no mercado como profissionais liberais, a Procwork lançará no início do próximo ano a modalidade de assinatura da solução, que funcionará através do sistema ASP (application service provider).
Hideki Mizuki, sócio-fundador da Billingroup, com sede em Coral Springs (EUA), assume o cargo de diretor de negócios internacionais da nova unidade. O executivo explica que atuando através do grupo Procwork, a operação de comercialização do BC Legal Enterprise atingirá todo o país e toda a América Latina a partir do apoio da matriz em São Paulo e das regionais do grupo, que hoje estão presentes em Campinas, Hortolândia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e México.
Desenvolvido em plataforma Microsoft (.Net), o BC Legal Enterprise é uma ferramenta voltada para gerenciamento e análise dos processos ocorridos nos departamentos jurídicos das empresas, tais como gestão de contencioso, contratos, procurações, societário, recuperação de crédito, entre outros, assim como das atividades desenvolvidas por escritórios terceirizados ? uma prática comum nesse segmento.
Entre as 30 empresas que passam a fazer parte da carteira de clientes do grupo Procwork estão Volkswagen, Lear do Brasil, Redecard, Microsoft, Liquigás, Petroquímica e Pernambucanas, entre outros.