Anatel exigirá cobertura maior para celular de terceira geração

0

O presidente da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior, afirmou em audiência nesta terça-feira (12/6), na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, que a licitação para tecnologia de terceira geração de celulares vai cobrar maior cobertura para os aparelhos. Ele espera que a nova tecnologia alcance os 10% da população que não têm acesso hoje à telefonia móvel.

O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, disse que todos os municípios contam com serviços de telefonia fixa. O acesso seria restrito ou nulo apenas nas localidades rurais abaixo de cem habitantes. O ministério tem atualmente 1.050 processos abertos pelo descumprimento de obrigações das companhias para estender a telefonia.

Martins defendeu a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na ampliação da telefonia móvel. Ele observou que, neste ano, os recursos do fundo devem alcançar R$ 6 bilhões. "Até hoje, não foram aplicados porque a legislação é enrolada", justificou.

Os deputados cobraram uma ação mais impositiva do governo sobre as empresas para universalizar e interiorizar as telecomunicações. O deputado José Guimarães (PT-CE) reclamou que as operadoras não cumprem suas obrigações e aplicam recursos de fundos constitucionais do Norte e Nordeste em outras regiões, que dão maior lucro.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) lembrou que a Câmara recebe mais de mil ligações mensais pela não cobrança da taxa básica de telefonia. Para o deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), a discussão é repetitiva. "Estamos falando do óbvio, é a mesmice da situação", lamentou.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.