A BEA Systems anunciou a entrada no mercado de soluções de arquitetura orientada a eventos (EDA, na sigla em inglês) com o lançamento do BEA WebLogic Event Server. O produto, segundo a empresa, é o primeiro servidor de aplicações Java otimizado para suportar alto volume de fluxo de dados com requerimento de respostas previsíveis em tempo real e processamento de eventos complexos. Até então, gerenciar esses requisitos de eventos em tempo real e de forma previsível não era possível em ambientes Java.
O novo WebLogic Event Server combinado com o BEA WebLogic Real Time (uma máquina virtual Java) e o BEA WebLogic Virtual Edition (para virtualização de aplicações) trazem novas ferramentas para arquitetura orientada a serviços (SOA), viabilizando o conceito de orientação a eventos.
O conceito de SOA orientado a eventos, de acordo com a BEA, atende organizações que processam um alto volume de dados gerados por sistemas e aplicações, e ajuda a tomarem decisões instantâneas que podem impactar receitas, perdas financeiras e a satisfação de clientes. Exemplos de casos de uso de eventos incluem mudanças climáticas severas, falhas de equipamentos, ataques militares e oportunidades de ganho no mercado financeiro.
O diretor-geral da BEA Systems no Brasil, Marcos Pupo, aponta que SOA está contribuindo para incrementar o dinamismo dentro das empresas, o novo conceito de EDA para Java demonstra esta movimentação. ?As empresas têm uma necessidade clara de responder instantaneamente a eventos. Esse investimento contínuo na família WebLogic é a prova dessa preocupação, a BEA oferece produtos que proporcionarão para nossos consumidores alo desempenho e processamento de eventos complexos com os benefícios conhecidos da plataforma Java?, explica.
Ele explica que o BEA WebLogic Event Server agrega informações de sistemas distribuídos em tempo real e aplica regras para discernir padrões e tendências que poderiam passar despercebidas. ?Isso garante às empresas a capacidade de modelar, identificar antecipar e responder instantaneamente às oportunidade e ameaças representadas por eventos no negócio?, afirma Puppo.