Itautec lança caixas eletrônicos dentro do conceito de TI verde

0

A Itautec anunciou o lançamento de uma linha de ATMs equipada com processador Intel vPro, que será fabricada na unidade industrial de Jundiaí (SP). As novas ATMs já chegam ao mercado certificadas com a diretiva RoHS (restriction of hazardous substances, ou restrição de uso de substâncias nocivas). Isso assegura que as máquinas não contêm metais pesados.

Após sua vida útil, todos os equipamentos recolhidos pela companhia serão desmontados e seus componentes terão destinação específica. Como no Brasil não existe ainda nenhuma companhia especializada na recuperação de placas, a Itautec fechou contrato com uma empresa especializada na reciclagem de equipamentos eletrônicos que fica em Cingapura.

Trata-se de uma das primeiras iniciativas da indústria brasileira de TI para criar e implementar uma política consistente de sustentabilidade. Há quase sete anos a Itautec colocou em prática o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que reúne as políticas, projetos, programas e práticas corporativas da empresa dedicadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental. O assunto ganhou tamanha importância na corporação que em 2006 a Itautec investiu R$ 3 milhões na nova linha de produção "lead free", que produz equipamentos sem a presença de chumbo e metais pesados.

?Praticamente todos os nossos equipamentos são fabricados com essa tecnologia e continuaremos investindo no desenvolvimento de projetos que incorporam objetivos ambientais como premissa?, afirma João Carlos Redondo, gerente de sustentabilidade da Itautec.

Atualmente o montante de equipamentos eletrônicos processados na Itautec é de 463 toneladas/ano, o que equivale a 38% das 1,2 mil toneladas de materiais processados pela empresa. Deste montante, as placas eletrônicas correspondem a 12,8 toneladas/ano e que são recicladas. Esta ação responde inclusive a demandas de clientes que, hoje, já exigem da Itautec que constem nos contratos de fornecimento de equipamentos cláusulas específicas para a destinação das máquinas.

?Futuramente sabemos que nossa política de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental será um importante diferencial em nosso negócio e o importante é que já estamos totalmente preparados para esse novo cenário?, afirma Maurício Guizelli, diretor de operações internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.