Durante o primeiro dia de palestras do CIAB FEBRABAN 2018, nessa terça-feira,12, um dos temas abordados foi o projeto CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), uma proposta da Prefeitura de São Paulo que pretendem transformar a capital paulista em um novo 'Vale do Silício'. A Prefeitura pretende criar um distrito de tecnologia e inovação onde hoje está instalado a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
O CITI ocupará uma área de 650 mil metros quadrados na região da Vila Leopoldina. O intuito é convidar várias empresas, como Facebook, Google, Microsoft e IBM para ajudar a otimizar o projeto e, inclusive, terem espaço no local.
Cases de sucesso parecidos com a proposta do CITI foram citados durante a palestra do CIAB: Barcelona, onde teve impactos econômicos, urbanísticos e sociais; Toronto, que proporcionou apoio em 4 áreas: saúde, educação clean tech (tecnologia limpa) e fintech.
Segundo Daniel Annenberg, Secretário da Secretaria Municipal da Inovação e Tecnologia de São Paulo, o intuito é se reunir o mais breve possível com empresas do setor de tecnologia e inovação para montar um cronograma e acelerar o projeto até o fim do ano. "É uma proposta arrojada, a longo prazo, onde vamos precisar envolver muita gente para atingir os todos objetivos.
Demorou para SP pensar em algo assim, só espero que não seja mais um projeto como tantos (Nova Luz) a não sair do papel.
Dirceu Paulino