A Riachuelo busca integrar todas as áreas da companhia e simplificar processos e ações dentro da empresa, por meio da área de Inovação. Com investimento de R$168 milhões em tecnologia no último ano, a varejista agora busca arrojar seus desafios em soluções, desenvolvidas em parcerias com universidades e startups, além do time interno que segue trabalhando em projetos inovadores e contratando em plena crise
O objetivo desta busca por alternativas fora do espaço da Riachuelo é de acelerar a aproximação da varejista com o ecossistema de startups e o processo para o desenvolvimento destas soluções se dá a partir do evento Demodays, em que times internos mapeiam os desafios que têm a necessidade de uma solução e buscam microempresas que apresentam recursos que podem resolver tais questões com eficiência operacional. Além da procura no mercado de startups, as equipes também tem à disposição dezenas de empresas cadastradas no Riachuelo Lab, iniciativa lançada no início desse ano, que funciona como um banco de contatos.
"A aproximação da Riachuelo com outros contextos e as iniciativas da área de inovação, além de fomentar o cenário de microempresas no Brasil, também são importantes para o momento, que acelera startups e projetos mesmo em período de crise, contribuindo com a economia dessa área", comenta comenta Carlos Alves, diretor executivo de tecnologia e inovação da Riachuelo.
As soluções também podem vir por meio de programas feitos em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, como o Citi, que uniu a varejista à empresa junior da UFPE, desenvolvendo um projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre estratégia omnichannel no ponto de venda e experiência no varejo. Em outra ação em parceria com a universidade, a Riachuelo patrocinou o Cesar Summer Job, um programa de capacitação aos alunos durante o período de férias, fazendo mentoria com os participantes e analisando a possibilidade de implementação do resultado final do curso dentro da empresa.