A 4Equity – Media Ventures, startups que nasceu com uma proposta inovadora, com o objetivo de oferecer aos investidores acesso a espaços em diferentes tipos de mídia em troca de participação acionária. Ela acaba de ser lançada no Brasil e passa a ser o primeiro fundo de investimento independente da América Latina a atuar apenas com media for equity.
Fundada por Felipe Hatab, ex-CMO da Stone e ex-diretor de Marketing da Ambev, ao lado do ex- CMO da Netshoes, Renato Mendes, de Eduardo Loureiro e David Halaban, a empresa promete otimizar e unir dois grandes mercados: comunicação e inovação. A 4Equity – Media Ventures vai operar como Fundo de Investimento em Participações (FIP) e já tem capital autorizado de R$ 500 milhões.
De acordo com Felipe Hatab, CEO da empresa, o objetivo é ajudar as startups a pensarem em um marketing eficiente e, consequentemente, lucrativo. "Temos visto que a maioria das startups investem, principalmente, em ranqueamento de Google e redes sociais, o que também é muito importante, mas em determinado momento é necessário ir além. Estamos aqui para ajudar nossas investidas a ter uma comunicação precisa e com diversas formas de conteúdo", explica.
A empresa oferece espaços em canais de TVs, rádios, jornais, revistas, portais, outdoors, TV fechada e influenciadores. Em poucos meses, conquistou players relevantes e pretende fechar 2023 com 10 startups e outros players do mercado publicitário.
Renato Mendes, CIO da 4Equity – Media Ventures, destaca que o modelo de negócio gera muito valor para as startups, pois conseguem negociar a compra de mídia com descontos. "Além do networking com grandes veículos e influencers, e da visibilidade conquistada em propagandas veiculadas nos melhores canais e meios, podemos oferecer um plano de mídia completo para as startups, feito por quem tem expertise no mercado", destaca. Os veículos, por sua vez, ganham novos clientes e passam a ter participação em startups promissoras.