A BrasilAgro, uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis, escolheu as soluções SAP Group Reporting e SAP Disclosure Management para a realização da consolidação societária e geração das demonstrações financeiras. A implementação das soluções e condução do projeto é de responsabilidade da delaware Brasil.
Fundada em 2006, a BrasilAgro é uma empresa brasileira que se destaca pela aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária. Com uma gestão ativa de suas operações e diversificação geográfica e produtiva de suas terras, busca combinar retorno imobiliário e operacional, mitigando riscos climáticos e de culturas.
Nesse aspecto, a valorização das propriedades rurais é o principal vetor de retorno financeiro da companhia, que busca maximizar seus investimentos. Contudo, em seu contínuo processo de adesão às melhores práticas de mercado e inovação tecnológica, identificou que a realização de alguns procedimentos manuais poderiam ser otimizados, reduzindo o tempo de execução, aumentando a confiabilidade das informações geradas e proporcionando insights valiosos.
Assim, a empresa deu início a jornada de implementação de duas soluções para alavancar o seu processo de divulgação das informações financeiras: o SAP Group Reporting, que abrange as necessidades dos processos de consolidação, coletando, processando e fornecendo as informações para geração das demonstrações financeiras e o SAP Disclosure Management, que auxiliará no gerenciamento e na divulgação das informações financeiras ao mercado.
A partir da integração das ferramentas, a otimização do processo de consolidação societária trará maior integridade e transparência das informações, aumentando a proteção das informações geradas e a eficiência analítica. Além disso, a BrasilAgro conseguirá gerar relatórios com maior rapidez e precisão, eliminando os riscos associados à realização desses processos manualmente e reduzindo os custos operacionais envolvidos.
Para Roni Silva Gularte, coordenador contábil da BrasilAgro, outro fator que levou a empresa a escolher os softwares foi a padronização das informações. "Com o SAP Group Reporting e SAP Disclosure Management implementados, esperamos obter mais segurança na publicação dos relatórios financeiros e um apoio mais eficiente à diretoria, com análises seguras e aprofundadas para auxiliar na interpretação do desempenho nas tomadas de decisões", diz.
Escolhidos os ativos para tais processos, era hora de definir os cultivadores. A selecionada para essa missão foi a delaware, consultoria especializada na implementação de soluções tecnológicas. Segundo Cristiane de Souza, a experiência da empresa foi um fator primordial na escolha. "Ficamos extremamente satisfeitos com o projeto e entendimento apresentado pela delaware. Desde o início, sentimos total confiança nos profissionais, que possuem flexibilidade e um vasto portfólio no tema a ser trabalhado conosco", pontua.
Segundo Rodrigo Moulard, founding partner & CSMO da delaware Brasil, a parceria e o reconhecimento são essenciais. "Como uma consultoria global de alto nível, a delaware se destaca na ativação de projetos. Estamos entusiasmados em liderar esse projeto, focados em agilizar o processo, aprimorar a qualidade e maximizar os resultados alcançados. Com nossa experiência e abordagem eficiente, temos a confiança de que iremos entregar excelentes resultados."
Além de todos os benefícios, a automatização dos processos por meio das soluções permitirá também antecipar informações para a auditoria independente, maximizando a eficiência em seus procedimentos. Desta forma, a BrasilAgro pretende alcançar uma posição ainda mais competitiva no mercado, impulsionando seu crescimento e expansão. "Estamos otimistas com essa nova fase que estamos iniciando e, com o apoio da delaware, daremos voos ainda maiores", finaliza coordenador contábil da BrasilAgro.