União Europeia vai investir 8,1 bilhões de euros em 14 países para produção de chips de comunicação

0

A Comissão Europeia (CE) vai investir 8,1 mil milhões de euros em I&D para comunicações e microelectrónica, distribuídos por 14 países. O financiamento vem sob o título oficial de Importante Projeto de Interesse Europeu Comum tecnologias de microeletrônica/comunicação (IPCEI ME/CT). A ideia é investir em projetos desde a pesquisa até as primeiras implementações industriais, passando pelo design dos chips e sua fabricação.

É o sexto IPCEI aprovado pelas regras da União Europeia (UE), que definem como vários estados membros podem colaborar no financiamento de projetos transitórios em áreas consideradas cruciais para o bloco.

A CE prevê que € 13,7 bilhões serão adicionados à sua contribuição de € 8,1 bilhões de investimento privado nos 68 projetos de P&D. Cerca de 56 empresas contribuirão diretamente: Airbus, Analog Devices, ASML, Bosch, Ericsson, Infineon, Nokia, NXP, Orange, Renault, Rohde & Schwarz e STMicroelectronics.

São mais 30 participantes associados, onde se inclui a Vodafone Espanha, mais cerca de 600 participantes indiretos cujas contribuições serão através de colaborações atuais com os principais colaboradores.

A CE quer que os projetos alimentem outras iniciativas da União Europeia, como a transformação digital e verde, e também a fabricação de chips na Europa , já que a cadeia de suprimentos global foi interrompida por tensões geopolíticas.

O IPCEI ME/CT destina-se a produzir tecnologias além dos atuais produtos e soluções de microeletrônica e comunicações. Isso vai desde o desenvolvimento de uma tecnologia mais sustentável, que inclui tudo, desde os chips até os processos de fabricação que a nova tecnologia permitirá, e o avanço de muitos setores por meio do progresso em 5G/6G, direção autônoma, IA e computação quântica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.