A Ligga, vencedora do leilão 5G nas regiões Norte, Paraná e São Paulo, vai atender a região Norte por meio de parcerias provedores regionais (ISPs). O anúncio da iniciativa ocorreu durante a ABRINT – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, nesta quarta-feira (12), em São Paulo.
"Nesta parceria, a Ligga cederá o seu espectro para os ISPs consorciados da 'Amazônia 5G', que serão os responsáveis por ativar e operar ERBs (Estações Rádio Base) nas cidades onde já operam com banda larga na região, além de comercializarem o serviço móvel para seus clientes. Esse modelo B2B2C permite a maximização do uso da infraestrutura existente e a diluição dos investimentos entre todos os envolvidos", complementa Vitor Menezes, Diretor de Assuntos Institucionais e Regulatório da Ligga.
Dentre os benefícios do 5G estão a velocidade superior para downloads e uploads, a maior capacidade de conexões simultâneas, a baixa latência e o suporte a novas aplicações – como é o caso das cidades inteligentes. "A infraestrutura oferecerá tanto o 4G como 5G, já que nem todos os dispositivos são compatíveis com o 5G. Dessa forma, as soluções se complementam e a Ligga já solicita o uso da frequência de 700 MHz, a fim de potencializar a oferta do serviço móvel", pontua Menezes.
A operação está programada para iniciar ainda em 2024, antecipando as obrigações de cobertura previstas no edital 5G.