Depois de quatro anos de pesquisa, foi lançada oficialmente nesta terça, 12, a Wappa Benefícios, empresa que pretende oferecer via telefone celular meio de pagamentos de compras para concorrer no mercado de vales refeição, farmácia, alimentação, combustível, frota e táxi.
Segundo Luis Peduti, presidente da empresa, ex-executivo da Ticket, o serviço têm vantagens em relação aos vales de papel e cartões, tais como relatórios de consumo e gerenciamento sem custo tanto para o funcionário como para a empresa; evita demora na implantação de um novo funcionário; segurança e histórico da transação para dirimir dúvidas quando da comprovação da despesa; eliminação da necessidade de vouchers; integração dos pedidos eletrônicos com a folha de pagamento; e entrega do benefício sem a necessidade da presença física do funcionário. Para o usuário a vantagem se traduz na rapidez e agilidade na hora do pagamento e a eliminação dos contra-vales como troco.
A Wappa já estabeleceu parceria com as operadoras TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel e pretende, segundo seu presidente, chegar a 100 mil usuários, 500 clientes, 8 mil estabelecimentos credenciados e um faturamento de R$ 50 milhões até o final desse ano.
Ela foi constituída com investimentos dos fundos Reif (do ABN Amro e DGF) e MVP Tech Fund (BID, Sebrae, Sudameris e BNDES), mas nem o capital e os valores investidos foram revelados. ?Isso já mostraria nossa estratégia aos concorrentes?, disse Peduti.
Duas empresas
A empresa está dividida em duas atividades. Uma é a Wappa Tech, que gerencia pagamentos independentes do meio, ou seja, celular, internet, por URA e até pager. Outra é a Wappa Benefícios, que opera os benefícios do PAT- Programa de Alimentação do Trabalhador e funcionará dentro das normas estabelecidas pelo Governo.
?A Itautec e a Software Express já incluíram nosso sistema para transações via PDV e TEF em supermercados e lojas. Os pequenos varejistas nem precisam ter o terminal de cartão, pois pelo seu próprio celular o proprietário pode realizar a venda e receber a confirmação da operadora. Após digitar os dados da operação e a senha pessoal, o pagamento é confirmado para o estabelecimento e para o usuário em tempo real?, explicou.
O foco inicial da empresa é o mercado da Grande São Paulo, onde são processados 40% do volume de benefícios no Brasil. Como estratégia o segmento inicial será o de cooperativas de táxis, onde não existe concorrência desse tipo. Já foi firmado acordo com a Coopertaxi.