O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido pelos internautas para compras na rede. Nada menos que 9,1 milhões de consumidores on-line no Brasil utilizaram o cartão de crédito para pagar seus compras nos últimos 12 meses. Isso é o que revela estudo feito pela Credicard Itaú, que realiza mensalmente a pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento.
De acordo com o estudo, o Brasil está entre os dez países com maior número de internautas em todo o mundo e que deve ultrapassar os R$ 13 bilhões em volume neste ano. A pesquisa aponta ainda que nos últimos 12 meses 47% dos compradores on-line (4,3 milhões de pessoas) utilizaram o cartão de crédito na internet para pagar o equivalente a 85% de todas as transações.
?O uso de cartões de crédito nas compras on-line conquistou a preferência dos consumidores pela facilidade e segurança que representa, especialmente após vencida a resistência da primeira compra?, aponta Fernando Chacon, diretor executivo de marketing e vendas da Credicard Itaú. Segundo ele, pesquisas qualitativas realizadas pela empresa indicam que 39% dos portadores de cartão acessam a internet e que a sua utilização como meio de pagamento on-line se torna freqüente depois da primeira compra.
A pesquisa mostra que o tíquete médio das compras on-line é de R$ 287, ou seja, 219% superior ao valor médio de todas as compras com cartão, que gira em torno de R$ 90. Em relação ao ano passado, porém, nota-se que o valor do tíquete médio reduziu em 5%. Isso, segundo Chacon, sinaliza uma mudança no comportamento dos consumidores on-line que, nos últimos 12 meses, realizaram um maior número de compras de menor valor com cartão de crédito.
O estudo da Credicard Itaú revela que o uso de cartão de crédito no e-commerce tem impulsionado principalmente os setores de eletroeletrônicos, viagem e turismo e cinema e teatro. A participação do cartão como forma de pagamento desses produtos representa 37%, 25% e 10%, respectivamente, enquanto os demais meios de pagamento ficam com 27%, 5% e 4%.
A previsão da Credicard Itaú é que o mercado brasileiro de cartões de crédito movimente R$ 160 bilhões neste ano, o que representará um crescimento de 25% em comparação com os R$ 127,6 bilhões registrados em 2005.