O Universia Brasil, rede que reúne 985 universidades de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o Santander Banespa inauguraram nesta quarta-feira (12/7), no campus de Presidente Prudente, interior de São Paulo, a Sala Santander, um projeto de inclusão digital e social que vai atender à comunidade acadêmica da Unesp e à população de baixa renda de regiões próximas à universidade. A sala foi equipada com 15 computadores, impressora, scanner, conexão à internet, aplicativos de texto e imagens, e contará com monitores para atender ao público.
O projeto nasceu a partir da atuação conjunta do Universia Brasil e do Santander Banespa, que têm a educação como pilar de atuação social. ?No campus de Presidente Prudente, a Sala Santander estará aberta à comunidade e também vai gerar o ensino a distância?, explica a pró-reitora de extensão universitária da Unesp, Maria Amélia Máximo de Araújo. ?Essa modalidade de curso será oferecida aos próprios alunos como complemento das aulas, e também como cursos de extensão para a comunidade.?
Outra importante função da Sala Santander no campus de Presidente Prudente será o apoio ao projeto de inclusão social, digital e educacional a pessoas com necessidades especiais, implantado em 2001. ?Hoje, uma vez por semana, atendemos 28 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Com a Sala Santander, este número certamente será ampliado, pois poderemos fazer o atendimento de segunda à sexta-feira?, acredita o coordenador do projeto, Klaus Schlunzen, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente.