Com mais de 40 anos de experiência, a Affinion, empresa multinacional de programas de benefícios, está em expansão no Brasil e na América Latina. O sucesso da operação no Brasil, que conta com o clube de benefícios Compra e Volta alavancou uma série de parcerias com novas empresas no México.
O Compra e Volta é um programa de assinatura no modelo premium de cashback que oferece dinheiro de volta aos associados em compras feitas nos principais e-commerces do Brasil – é a principal solução da Affinion na região e possui, atualmente, mais de 450 mil associados.
Em parceria com mais de 50 e-commerces, entre eles Casas Bahia, Ponto Frio, Netshoes, Magazine Luiza e Saraiva, o programa está no país há apenas cinco anos e já atingiu números significativos, devolvendo cerca de R$ 2.500.000,00 para as contas correntes dos seus associados. Em 2016, o programa teve um crescimento de 69% quando comparado a 2015, e uma perspectiva de crescimento de 54% para a projeção de 2017.
Na Affinion, o formato de cashback é tão atrativo para o associado como para as empresas parceiras. Para o associado, a cada compra realizada no shopping do Compra e Volta é devolvido, no mínimo, 10% do valor da compra diretamente na conta corrente. Além disso, o associado conta com o prêmio de associação – ganhando de R$20,00 até R$50,00 ao se cadastrar no programa – e o bônus mensal cada vez que ele comprar pela primeira vez no mês no e-commerce parceiro. Já para os e-commerces parceiros do negócio, a solução é uma fonte relevante de renda extra, pois a cada novo membro que a empresa traz para o Compra e Volta, a Affinion realiza um pagamento acima da média do mercado para os parceiros. O shopping Compra e Volta provem uma vitrine com mais de 150 lojas que também impulsionam vendas para os e-commerces.
"A Affinion é a maior empresa de soluções de engajamento e fidelização de consumidores do mundo, com mais de 2,5 milhões de associados", afirma Ricardo Cassettari, country head América Latina da Affinion. "O Compra e Volta teve um rápido crescimento em poucos anos de atuação no mercado brasileiro e temos expectativa de fechar 2017 com o crescimento de 30% em lucratividade. Em razão a esse resultado tão positivo, expandimos nossos negócios na América Latina e esperamos incrementar o negócio da Affinion na região", completa.
A expansão pelo México inicia com o lançamento do programa de benefícios chamado Beneficios Online, similar ao Compra e Volta no Brasil. Até o momento, a Affinion já conta com dois parceiros: Netshoes e Bebe2Go (artigos de crianças).
A empresa também tem planos de trazer o seu negócio para o mundo offline. Até o momento, está estudando a melhor maneira para implementar o Compra e Volta no modelo de "white label" em novos parceiros. "Estamos em constante mudança para sempre oferecer o melhor a nossos parceiros e associados, para continuar a expansão do nosso negócio na região", finaliza Ricardo.