Com o objetivo de aumentar a oferta para o mercado doméstico de soluções com foco em nuvem privada e multicloud, a Dell Technologies começou a produzir no Brasil, em sua unidade industrial instalada em Hortolândia, no interior de São Paulo, a sua linha de infraestrutura de armazenamento definida por software, conhecida como Dell PowerFlex.
Destinado para os segmentos enterprise, corporativo e governamental, o sistema foi projetado para suportar uma performance extrema para cargas de trabalho de missão crítica.
Baseado na linha de servidores Dell PowerEdge R650 e R750, o Dell PowerFlex passou a ser fabricado integralmente no Brasil no mês de junho, trazendo para os clientes locais benefícios de otimização de custos, tempos de fabricação e rapidez na disponibilidade para o mercado.
A iniciativa da companhia em iniciar a produção local do produto vai ao encontro da estratégia global da Dell Technologies em oferecer uma solução para orquestração de multicloud para o mercado corporativo.
A tecnologia de Software Defined Storage do Dell PowerFlex será a espinha dorsal de uma das principais novidades anunciadas recentemente pela Dell Technologies na sua oferta de Infraestrutura como Serviço (IaaS) – conhecida como Dell APEX Flex on Demand.
Essa oferta permite que os clientes corporativos optem por uma solução de armazenamento de dados estruturados de alta escala e performance consumida no modelo como serviço.
De acordo com dados da consultoria de mercado IDC referentes ao primeiro trimestre de 2023, a companhia lidera o mercado de servidores e storage no Brasil, com participação de 45,3% e 33,2%, respectivamente. Ao ter o Dell PowerFlex fabricado de maneira integral no País, a Dell reitera sua posição de liderança em soluções de infraestrutura de TI e de data center.
Flexibilidade
O Dell PowerFlex é um produto que oferece uma série de vantagens para os clientes. Uma delas diz respeito à flexibilidade de seu uso, já que pode ser utilizado tanto como Infraestrutura Hiperconvergente (HCI, na sigla em inglês) unificando armazenamento, processamento e rede, como também uma plataforma para banco de dados estruturados de altíssima performance. Além disso, por ser uma Infraestrutura Definida por Software (SDI, na sigla em inglês), o Dell PowerFlex consegue executar uma vasta gama de aplicações e cargas de trabalho, permitindo consolidação, agilidade, automação e otimização de armazenamento.
A solução oferece suporte a uma ampla variedade de ambientes operacionais, com sistemas bare metal, softwares de virtualização de servidores e plataformas de contêineres – simultaneamente com uma plataforma de infraestrutura unificada e gerenciável. A arquitetura flexível do PowerFlex também otimiza as implementações analíticas modernas, baseadas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina, com requisitos exigentes de desempenho em termos de ingestão, indexação e pesquisa.