A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inaugurou seu novo complexo de videomonitoramento. O sistema, que utiliza soluções da Intelbras é voltado para prevenir e inibir ações que possam ameaçar a segurança dos membros da comunidade universitária, bem como proteger o patrimônio público.
O novo complexo tem capacidade para monitorar toda a extensão do campus, que abrange uma área de 235 mil m², por onde circulam cerca de 25 mil pessoas, entre elas estudantes, professores e colaboradores.
Para expandir e fortalecer o sistema de videomonitoramento no local, foi feito um investimento na instalação de câmeras com leitura de placas de veículos para controle de acesso, além da atualização de todo o sistema de combate a incêndios dos prédios administrativos.
Soluções empregadas
As soluções foram instaladas em locais definidos com base em critérios técnicos, visando aumentar a segurança da comunidade local. Todo o projeto foi cuidadosamente planejado para a implementação de um sistema integrado e centralizado, o que levou à escolha das soluções fornecidas pela Intelbras.
O novo complexo conta com uma sala de videomonitoramento equipada com o software de gestão de segurança eletrônica Intelbras Defensa IA e uma central de videowall com seis monitores de 55 polegadas para três operadores. Para a implantação do projeto, foram adquiridas 45 novas câmeras, que se somaram às 56 já instaladas, totalizando um sistema com 111 câmeras em atividade.
Os modelos utilizados são das linhas 7000 e 9000 da Intebras, que se destacam pela alta capacidade de zoom, imagens em alta resolução e recursos de inteligência artificial embarcados. Além disso, câmeras térmicas foram instaladas na fazenda do campus a fim de evitar furto de animais, e câmeras com leitura de placas estão localizadas nas entradas e saídas do campus. Também foram instalados alarmes de incêndio e um sistema de monitoramento convencional, bem como um sistema de controle de acesso e detector de temperatura.