LIFT Lab retoma atividades com projetos de inovação para o Sistema Financeiro Nacional

0

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), iniciativa conjunta do Banco Central do Brasil e da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), anuncia a retomada das atividades, após uma pausa em 2023. O laboratório, que desde 2018 promove a inovação no Sistema Financeiro Nacional por meio do desenvolvimento de protótipos tecnológicos, retoma sua edição 2023/2024 com sete projetos que serão acelerados para impulsionar o ecossistema de inovação financeira, sendo eles:

Compliance e PLD Preventivos: soluções tecnológicas para a prevenção à lavagem de dinheiro e compliance.

Gateway de Interoperabilidade: solução de interoperabilidade B2B que opera entre redes blockchain que não são compatíveis.

GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade: solução que visa criar um ecossistema financeiro descentralizado para ativos verdes tokenizados.

KYC para Rating de Crédito em Blockchain: solução que busca desenvolver uma rede descentralizada para avaliação e concessão de crédito, seguindo os princípios do Open Finance.

Score Chave PIX: desenvolvimento de uma pontuação para o sistema de pagamentos instantâneos Pix, monitoramento de safe zones e detecção de contas laranjas.

SmartSafe: solução de carteira digital programável, segura e intuitiva para o armazenamento de criptoativos.

Token do Agronegócio Garantido – TAG: tokenização de ativos para o agronegócio.

LIFT em números

Neste ano, o LIFT Lab completa 6 anos de inovações tecnológicas, que geraram impactos expressivos. Ao todo, foram 256 propostas de projetos submetidas ao LIFT Lab, sendo selecionados 82 projetos. Entre os 68 finalistas, 36% receberam investimentos do setor privado, durante ou logo depois da aceleração, totalizando um montante superior a R$ 400 milhões.

O LIFT é um ambiente virtual colaborativo que reúne o universo acadêmico, o mercado, empresas de tecnologia e fintechs. A iniciativa conta com o apoio de empresas de tecnologia, como AWS, Cielo, Finansystech, Idwall, Microsoft, Multiledgers, R3 e Veritran.

Próximos passos do cronograma

A partir de julho, o cronograma do LIFT Lab inclui etapas importantes. Ao longo do programa, serão realizadas reuniões de acompanhamento e entrega dos projetos, com foco na entrega final (LIFT Day) e no relatório com publicações dos artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.