Índia pode bloquear serviços do BlackBerry

0

Seguindo o exemplo da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, o governo da Índia anunciou nesta quinta-feira, 12, que a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, tem até o dia 31 de agosto para fornecer informações técnicas sobre os serviços de conexão à internet e de mensagens do aparelho ao Departamento de Telecomunicações do país. Em reunião convocada pelo Ministério do Interior indiano, o responsável pela pasta, G.K. Pillai, declarou que, após o fim do prazo, as operadoras de telefonia do país serão orientadas a bloquear os serviços.
O modelo de armazenamento de dados do BlackBerry vem sendo questionado por ser feito em servidores espalhados em diversos países, fora do perímetro de controle dos governos. O uso do smartphone já foi proibido, em partes ou por completo, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos devido à recusa da RIM de fornecer os dados aos órgãos reguladores e à suspeita de que o aparelho possa ser uma ameaça à segurança nacional (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Segundo informações que circulam na imprensa internacional, o governo indiano acredita que a falta de controle sobre o armazenamento de dados do BlackBerry permite a livre atuação de grupos insurgentes, como o responsável por um ataque terrorista em Mumbai em 2008, em que 166 pessoas morreram. O Ministério do Interior declarou que a RIM já foi informada do prazo e tem até o fim do mês para apresentar uma solução técnica para o impasse ao governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.