A remessa mundial de smartphones registrou expansão de 50,4% no segundo trimestre, totalizando 61,6 milhões de unidades vendidas, contra as 40,9 milhões de aparelhos comercializados em igual período de 2009, de acordo com estudo do Gartner.
A consultoria aponta como principal impulsionador das vendas o Android, do Google, que assumiu a terceira posição no ranking de sistemas operacionais para dispositivos móveis, superando o iOS iPhone, da Apple. O Android equipou 17,2% dos smartphones comercializados entre abril e junho, enquanto que o sistema operacional do iPhone respondeu por 14,2%, ficando na quarta posição.
O Symbian, da Fundação Symbian, manteve a liderança do ranking no trimestre com participação de mercado de 41,2%, seguido pelo BlackBerry, da Research In Motion (RIM), com 18,2% no período.
Os smartphones responderam por 19% das vendas totais de celulares no segundo trimestre. Entre abril e junho, o mercado de celulares registrou vendas de 325,5 milhões de aparelhos, aumento de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2009, quando foram comercializadas 286,1 milhões de unidades.
- Expansão