A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) contou com o apoio da IBM para reestruturar a sua rede wireless nos três campi localizados na cidade.
A solução adotada foi o Cisco Unified Wireless Network, que centraliza em uma única ferramenta o provisionamento, a integração e o gerenciamento de todos os componentes da rede.
A implementação feita pela IBM abrangeu a configuração de ativos, suporte durante a migração para a nova solução e aplicação da metodologia site-survey, para identificação de áreas sem cobertura ou com baixa performance.
A universidade enfrentava alguns desafios com a antiga infraestrutura de rede. O sistema não era escalável, cada dispositivo era configurado e gerenciado de forma independente, sem um processo unificado.
Além disso, a falta de mapeamento dos pontos de acesso existentes em cada local e de ferramentas adequadas para rastreamento dos usuários e identificação de problemas tornava a operação do ambiente complexa.
A baixa performance da plataforma permitia velocidade de banda de apenas 54 Mbps.
A solução da Cisco provisiona os pontos de acesso e, a partir deles, irradia três redes wireless: uma corporativa, outra acadêmica (para alunos e professores) e outra para convidados.
Cada uma delas possui um método de autenticação e uma rede, que funciona de forma independente e configurada especificamente para o perfil do usuário.
Os usuários corporativos são autenticados e caem numa rede isolada. Já o usuário "acadêmico" é autenticado através de um portal de captura que simplifica a usabilidade, enquanto o perfil "convidado" exige a criação de contas temporárias e permite apenas a conexão web externa, sem acesso interno.
Além da melhoria da performance e a disponibilidade da rede wireless, o processo de conexão ficou mais simples: o total de acessos simultâneos à rede aumentou em 60% após a implementação da nova infraestrutura.
Já o time de tecnologia da informação (TI) da universidade passou a administrar a rede wireless de forma simplificada e a partir de um único ponto de gerenciamento, o que facilita o trabalho de manutenção e reduz consideravelmente o custo operacional e o tempo de resolução de problemas.