Agências de publicidade e comunicação, agências especializadas na produção de softwares e pequenas e médias empresas são os segmentos que mais contratam profissionais freelancers, segundo levantamento da Prolancer, plataforma de ofertas de vagas remotas e temporárias do Brasil. O estudo foi realizado levando-se em consideração a base de dados da startup que atualmente conta com mais de 100 mil talentos digitais e 10 mil empresas cadastradas.
De acordo com a pesquisa, entre os trabalhadores mais requisitados pelas companhias estão os de áreas ligadas à Tecnologia da Informação; Desenvolvimento Mobile; Desenvolvimento de Websites e Lojas Virtuais. Também fazem parte da lista especialistas em Design e Multimídia, com foco na criação de identidade visual e logomarcas; além de profissionais de Redação e Tradução, para a parte de conteúdo em geral.
"Aqui no Brasil, ainda há muito trabalho a ser feito para consolidação do trabalho 3.0. Nós da Prolancer trabalhamos muito para contribuir cada vez mais com a valorização deste formato de mão de obra. A indústria freelancer nos próximos anos ainda vai aumentar bastante, sendo cada vez mais necessárias as plataformas que conectam talentos às necessidades das empresas", disse Sergio M. Baiges, CEO da Prolancer.
Prolancer
Fundada em 2011 por Sergio M. Baiges, a Prolancer tem como missão proporcionar, mediante o uso de ferramentas de trabalho remoto, transparência, segurança, flexibilidade e produtividade a empresas e profissionais ao redor do mundo. Tem mais de 100 mil profissionais cadastrados no Brasil e mais de 10 mil clientes em seu portfólio.