A CSU, empresa de serviços de alta tecnologia voltados ao consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas, anunciou os resultados financeiros do segundo trimestre o consolidado do primeiro semestre deste ano. O lucro líquido da companhia atingiu R$ 16,5 milhões no semestre, cifra 120% superior a registrada no mesmo período do ano anterior. Já no segundo trimestre, o lucro líquido foi de R$ 8,3 milhões, 118% acima do reportado em 2015.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 45,1% no primeiro semestre, passando de R$ 32,8 milhões para R$ 47,6 milhões. Já no trimestre, o valor foi de R$ 24,1 milhões, 42,7% superior ao registrado em igual período do ano passado.
A receita líquida alcançou R$ 119,8 milhões no segundo trimestre e R$ 241,7 milhões no semestre, crescimentos anuais de 2,9% e 5,5%, respectivamente, comparados aos mesmos períodos de 2015.
O diretor financeiro (CFO) da CSU, Ricardo Ribeiro Leite, considerou os resultados extremamente positivos diante de um cenário econômico desafiador. "Conseguimos, por mais um trimestre, entregar números positivos nos principais indicadores financeiros, demonstrando um crescimento da companhia de forma sustentável. Permanecemos com uma forte gestão de custos, buscando novas fontes de receitas combinadas a ganhos de produtividade em todas as áreas de negócios", afirma o executivo.
Unidades de negócios
A CSU CardSystem, unidade que engloba as divisões de negócios responsáveis pelo processamento e administração dos meios eletrônicos de pagamento (CardSystem), soluções de marketing de relacionamento, fidelidade e comércio eletrônico (MarketSystem) e terceirização de TI (CSU ITS), foi responsável por 55,8% do faturamento total no semestre. A divisão encerrou os seis primeiros meses do ano com 22,8 milhões de cartões cadastrados, 26,5% acima do número registrado ao final de junho de 2015. Já com relação aos cartões faturados, a divisão apresentou crescimento de 17,3%, ao longo dos últimos doze meses, encerrando o período com 19,7 milhões de plásticos.
Ainda em relação à divisão de meios eletrônicos de pagamentos, a CardSystem passou a autorizar, para um de seus clientes, as transações por meio de aplicativo mobile payment, aprimorando a experiência de compra do consumidor final, além de promover o seu programa de relacionamento em sinergia com a divisão MarketSystem.
Já a CSU Contact, unidade responsável pela prestação de serviços de contact center, encerrou o período com 2.285 posições de atendimento (PAs) médias faturadas, reduções de 7,7% e de 11,3% em relação ao 1T16 e ao 2T15, panorama explicado pela redução das operações de alguns clientes com menor volume de chamadas, reflexo do cenário macroeconômico atual, e por um período prejudicado pela sazonalidade de algumas operações.
A estratégia de diversificação dos negócios da CSU, adotada há alguns anos, vem contribuindo para as entregas positivas de resultados e comprovando a capacidade da Companhia a se adaptar, vislumbrando novas oportunidades de ganhos mesmo em uma condição de mercado desafiadora", conclui a diretora de relações com investidores, Renata Oliva Battiferro.