O surgimento das Fintechs e OpenBanks fizeram com que o setor bancário vivesse uma transformação tecnológica nunca vista no mercado.
O aumento da concorrência advinda da abertura de novas instituições a partir de 2015 – sendo muitas delas totalmente virtuais – e a criação do PIX, foram eventos fundamentais para que as instituições financeiras tivessem uma virada de página, deixando para traz os processos tradicionais e ultrapassados de integração com os seus clientes, criando novas possibilidades.
Diante deste panorama, percebemos que a transformação digital das instituições bancárias traria oportunidades de evolução nos sistemas, tornando os processos das companhias muito mais seguros e eficientes.
Hoje, a importância desta transformação para as empresas é real. Durante anos elas tiveram que utilizar soluções arcaicas para integrar suas operações com os bancos, assumindo altos custos com tarifas, processos manuais, erros, fraudes e pontos de advertência nas auditorias.
Com isso, os bancos se aperfeiçoaram e possibilitaram a integração online entre suas plataformas e os sistemas de gestão dos seus clientes.
Já é possível registrar a cobrança no banco automaticamente ao gerar o seu faturamento, baixar no sistema os títulos pagos pelos clientes sem nenhuma digitação, alterar o vencimento e permitir que os clientes tenham as alternativas de pagar os títulos por boleto, PIX ou cartão de crédito com um único documento de cobrança.
Concluindo, estes recursos possibilitam que as organizações executem todos os seus processos de cobrança e pagamento sem nenhum trabalho adicional, ganhando tempo, reduzindo o floating bancário e o custo de tarifas, melhorando a sua previsão de fluxo de caixa.
Dessa forma, o tempo de resposta no relacionamento entre bancos e empresa é extremamente otimizado, facilitando a rotina de gestores e áreas operacionais, que podem consultar dados financeiros com muito mais agilidade para a tomada de decisões estratégicas.
Chegamos a mais um momento em que o ERP agrega novas funcionalidades para pequenas, médias e grandes empresas, cumprindo com o seu dever de trazer mais produtividade ao mercado ao criar um ambiente virtual integrado com os sistemas bancários.
Algo que era impensável, agora vimos como real. O aumento de competitividade a criação de novos meios de pagamento acelerou a transformação digital bancária e isto representa uma nova era.
Chega de perder tempo em atividades de back-office, que apesar da sua extrema relevância, é exagerada no nosso país, tomando recursos operacionais e de gestão, que devem estar alocados nas atividades relacionadas ao negócio das empresas.
Trazer produtividade e segurança operacional é a função de um ERP e a sua evolução em conjunto com os novos sistemas e processos bancários fazem com que este resultado seja benéfico para todos.
Mauricio Felgueiras, Presidente da MXM Sistemas.