Com apoio da IFS, Grupo Plaenge desenvolve empreendimentos de alto padrão

0

Branded content – Fundado em 1970, o Grupo Plaenge atua com duas marcas, Plaenge e Vanguard, no desenvolvimento de projetos para público de alto padrão, cobrindo os segmentos de construção civil, incorporação imobiliária, desenvolvimento urbano, incluindo também projetos e montagens industriais.

Ézaro Fabian, fundador do Grupo Plaenge, diz que a companhia investe em informática desde 1976, quando comprou seu primeiro computador. "Na década de 90, época do Plano Real, percebemos que o controle de custos de construção seria um grande diferencial. Era muito importante você receber e pagar em URV em datas convenientes. Ou seja, você poderia ter uma diferença de receita variável em função da data que você recebia ou fazia o pagamento", explica.

Ézaro Fabian, fundador do Grupo Plaenge

"Contratamos a IFS em 2004 para ter um controle muito maior do que nós tínhamos, quando trabalhávamos com outro sistema que não tinha o módulo de Engenharia, sendo este módulo um dos fatores que nos levou a contratar a IFS, que além disso apresentava um custo mais baixo. A IFS tinha construído na época uma grande ponte na Suécia. Então, percebemos que seria uma solução pelas características bem próprias, convenientes para a nossa atividade", diz o fundador da Plaenge.

Jalles Rosa, gerente de TI da empresa, explica que nesses 20 anos a empresa se tornou muito experiente na utilização do sistema de gestão da IFS, com 950 usuários utilizando todos seus módulos, tanto na área de back office, como no gerenciamento de projetos, suply chain, EAM, engenharia, inclusive nos canteiros de obras. "Os engenheiros contam com todas as informações gerenciais em seus smartphones e KPIs estratégicos para tomada de decisão", acrescenta.

Devido a flexibilidade do IFS, a Plaenge integrou o ERP com MS-Office 365, WhatsApp, Autodesk, além de outros sistemas através de APIs. "Desenvolvemos, por exemplo, um módulo de "domínio judicial", que extrai dados de processos do CNJ – Conselho Nacional de Justiça – e comunica as informações aos interessados, sem necessidade de se deslogar do IFS", explica Jalles.

Hoje o IFS roda num data center externo, mas dentro do processo de melhoria continua a Plaenge planeja sua migração para nuvem a partir de 2026.

Grupo Plaenge

A empresa atua no mercado há mais de cinco décadas por meio das marcas Plaenge e Vanguard. No Brasil, é líder de mercado nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Joinville e há mais de 15 anos também opera no Chile, onde já foram entregues empreendimentos em diversas cidades.

Há 10 anos a Plaenge atua no segmento de desenvolvimento urbano, focada em bairros planejados e condomínios fechados de alto padrão que foram premiados internacionalmente.

No segmento industrial, possuí obras entregues em 19 estados brasileiros e na Venezuela. Tem como principais clientes empresas como Coca-Cola, Sicredi, SIG Combibloc, Atlas Schindler, Unilever, Cargill, Philip Morris, entre outros.

O Grupo registra 472 empreendimentos imobiliários entregues, onde moram mais de 117 mil pessoas; 370 obras industriais concluídas, 3,8 mil colaboradores diretos e 2,6 mil indiretos.

A empresa inovou ao criar uma Central de Decorados na cidade de Londrina, onde os clientes podem conhecer diferentes plantas em um único local, conferindo em tamanho real o aproveitamento dos espaços de cada ambiente, além dos detalhes do projeto e acabamentos.

O grupo é pioneiro em utilizar o BIM – Building Information Modeling – metodologia que permite a perfeita compatibilização virtual de todos os projetos de um edifício eliminando milhares de inconsistências antes de sua execução no canteiro de obras.  Também foi o primeiro a adotar a metodologia da Porsche Consulting na área da construção civil no Brasil, onde os processos são guiados pelas premissas de excelência e precisão.

"Em 2020 contratamos a Porsche Consulting, para estudar todos os processos que nós usávamos na época, que eram comuns na área de construção civil. O processo é muito importante e o engenheiro tem que trabalhar dentro dele como se fosse uma fábrica, nós sabemos exatamente o material que vai em cada prédio. E se nós compramos a quantidade exata, aquilo não pode faltar. O desperdício é muito controlado e a eficiência é alta", explica Ézaro Fabian, fundador do Grupo Plaenge. "O resultado da parceria é o desenvolvimento constante de produtos modernos e de altíssimo padrão".

Recentemente a Plaenge realizou também uma parceria com a empresa italiana Pininfarina, combinando sua expertise construtiva com a autoridade em design, estabelecendo um novo patamar para o mercado imobiliário brasileiro de luxo e levando, design de classe mundial para diversas cidades do país. "Essa nova linha de produtos representa um novo marco de evolução em nosso portfólio, trazendo uma proposta inédita de valor e design aos nossos clientes", finaliza Ezaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.