Presidente da Diebold Procomp no Brasil desde 2003, João Abud Júnior foi nomeado vice-presidente da Divisão América Latina. A promoção faz parte da reorganização das operações internacionais da companhia que, segundo o presidente e CEO Thomas W. Swidarski, tem gerado um faturamento anual em torno de US$ 1 bilhão. A escolha do executivo brasileiro se deu em função de sua experiência e conhecimento do mercado latino-americano.
Os planos de João Abud são de reproduzir na América Latina o modelo de negócio adotado pela Diebold Procomp no Brasil, o qual está baseado em dois pilares: assumir as operações periféricas dos bancos e ajudá-los a se concentrar em seu negócio principal e desenvolver produtos sob medida para as necessidades do mercado nacional. ?Vamos exportar nosso modelo para toda a América Latina, onde já temos fechado bons negócios e já conseguimos introduzir até mesmo conceitos importantes, como o de correspondentes bancários?, disse.
Segundo ele, o Brasil será um pólo fabril da empresa e exportará para a região. A unidade da Argentina já teve suas operações consolidadas em Manaus (AM), onde a Diebold Procom possui uma fábrica de ATMS e produtos baseados em PCs e outra de cofres.
O escritório de desenvolvimento, engenharia e produtos, sediado em Buenos Aires permanecerá trabalhando em conjunto com a equipe de produtos e engenharia do Brasil, focalizando a atuação na América Latina.
Essa união rendeu dois novos produtos: o novo Terminal de Pagamento de Contas, que já foi procurado por empresas de México e Peru, e o Terminal de Depósito de Envelope, criado para atender à demanda pela atualização do parque de terminais no Brasil e na América Latina.