PF inicia mais uma ação de combate ao crime cibernético

0

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 12/09, a Operação Replicante, com o objetivo de combater organização criminosa especializada em invadir contas bancárias por meio da internet.

Através dessa operação, que acontece nos Estados de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Distrito Federal, a Polícia Federal planeja prender programas que difundem os programas utilizados para roubos de senhas e dados de contas bancárias, geralmente trojan ou cavalos de tróia, e que criam falsos sites na web, normalmente clone de sites oficiais. A atividade é conhecida no mundo virtual como pishing, fusão das palavras password (senha) e fishing (pescar).

A operação também visa reprimir usuários que difundem os programas e que chegam a passar milhares de e-mails por dia. Carteiros ou ?cartãozeiros? que fazem a parte operacional na arregimentação de contas e cartões de laranjas e no pagamento de boletos via internet em contas de terceiros também estão na mira da Polícia Federal.

As investigações tiveram início há um ano e desdobram-se em uma seqüência de operações que a Polícia Federal vem realizando para combater este segmento de crime desde o ano 2000: Operação Cash Net, Cavalo de Tróia I, Cavalo de Tróia II, Pégasus e Pégasus II.

Participam da operação 300 policiais lotados em Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais. Serão cumpridos mais de 120 mandados entre prisões e busca e apreensão expedidos pela 11ª. Vara da Justiça Federal, em Goiás, onde está a base da quadrilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.