O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio da CT?Conteúdos, comissão de trabalhos de conteúdos, e o Ministério da Cultura assinaram nesta quarta-feira (12/9), em Brasília, memorando de intenções de cooperação em projetos de conteúdos digitais. O documento reflete os resultados de discussões e trabalhos realizados por diversas organizações públicas e privadas, que compartilham da mesma opinião: a produção cultural acessível de forma ampla à sociedade é fator fundamental para o desenvolvimento, educação e qualidade de vida da população brasileira.
No ato da assinatura, foram apresentados propostas de diretrizes estratégicas e um programa de ação de curto prazo, com a presença de Augusto César Vieira Gadelha, coordenador do CGI.br; e Gilberto Gil, Ministro da Cultura.
Para Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da CT-Conteúdos, esse tema é de vital importância para o desenvolvimento não só da rede, mas principalmente da cultura, educação e valorização de nossa própria identidade. ?Estamos comprometidos a somar esforços para o aprofundamento dos debates, a criação de projetos e a aplicação prática dos mesmos, com o objetivo de nos inserirmos, cada vez mais, na sociedade de informação.?
O documento deve servir como ponto de partida para o estabelecimento de prioridades para ações de curto prazo, e propostas de planos de execução na forma de projetos piloto que possam gerar aplicações estruturantes utilizando o conteúdo já existente na internet. O documento está aberto para receber adesões das instituições públicas, privadas e da sociedade civil que se identifiquem com esses compromissos.
O memorando de intenções está disponível, na íntegra, em: http://cg-conteudos.cgi.br/memorando-de-intencoes