Sem fazer nenhum estardalhaço, o Google comprou a empresa sul-coreana de software para blogs Tatter and Company (TNC). O objetivo da companhia com a transação é expandir o alcance do seu site de buscas na internet na região da Ásia. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.
A aquisição foi anunciada nesta sexta-feira, 12, pelo CEO da TNC, Won Kim Chang, por meio de um post em seu blog, e confirmada pelo Google que, em comunicado à imprensa, disse que o negócio reflete os esforços da companhia para abrir novos canais para distribuição de seus anúncios além do seu mecanismo de busca.
Do mesmo modo como ocorreu com a aquisição pela empresa da plataforma do Blogger, em 2003, o negócio com a TNC também poderá ajudar o Google a continuar aperfeiçoando as técnicas de buscas e de sintetização de conteúdos de blogs e a adequar os anúncios com mais precisão a mercados específicos.
Kim disse que o Google tem lutado para ganhar participação de mercado na Coréia, porque muitos usuários da internet estão limitados a um único estilo de portal de serviços na web. Esses serviços direcionam os usuários, a partir de um único ponto central, para todas as suas necessidades, e limitam o livre arbítrio de outros sites que contribuem com o Google na venda de anúncios on-line.
"O Google não é designado por Deus a tornar-se o número 1 em cada região em que opera, só porque ele é o Google", escreveu Chang em seu blog. "O negócio diz respeito mais à indústria coreana de web do que ao Google. Penso que a indústria coreana de web precisa de um player que possa, com o equilíbrio de forças, proporcionar mais opções aos usuários e ajudar a criar um ambiente mais aberto na web."
A TNC, fundada em 2004 por Kim e Chester Roh, que criou um software de blog chamado Textcube. Logo em seu início, a plataforma da TNC, a Tistory, foi vendida ao portal coreano Daum.