A Intel anunciou nesta sexta-feira, 12, durante o Editor's Day – evento anual que reúne jornalistas que cobrem as áreas de tecnologia, telecomunicações e economia e negócios no Brasil, que este ano ocorre em Trancoso, na Bahia – uma parceria com a Tecsys do Brasil para o desenvolvimento de tecnologia em decodificadores de TV digital para o mercado brasileiro. Os produtos visam atender tanto o segmento profissional como também o mercado de consumo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IMS Research, o Brasil será o segundo maior mercado de decodificadores avançados entre os países emergentes e o sexto maior em todo o mundo até 2012. Ainda segundo o estudo, os mercados emergentes experimentarão um crescimento de 75% na adoção desse mesmo tipo de tecnologia entre 2007 e 2012.
"Com um produto avançado e que possua canal de interatividade, o usuário doméstico poderá acessar informações relativas ao programa que está assistindo, consultar saldo bancário, alugar vídeos, se divertir com jogos 3D e muito mais. Dessa forma esse usuário poderá usufruir, de forma completa e interativa, das melhorias trazidas pela TV Digital', afirmou Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel para América Latina.
Os resultados dessa parceria chegarão ao mercado profissional na forma de IRDs – receptores com decodificadores integrados – voltado às redes de televisão e empresas de TV a cabo. "Esse produto, já em fase de testes, foi desenvolvido para atender as necessidades de recepção, monitoramento e retransmissão dos sinais de TV digital entre as emissoras e suas filiais, assim como pode ser utilizado pelas operadoras de TV a cabo que desejem oferecer os sinais de alta definição da TV aberta em sua rede.", afirma José Marcos, diretor geral da Tecsys do Brasil.
O set-top boxes (conversores digitais) serão oferecidos na forma de licenciamento para empresas interessadas na fabricação de produtos em regime de OEM (original equipment manufacturer). A Amplimatic, uma das mais antigas fabricantes de antenas e equipamentos para TV, já fechou o acordo e será uma das primeiras empresas a oferecer o produto ao mercado com tecnologia Intel-Tecsys. Em novembro serão apresentados dois modelos para o usuário doméstico, sendo um deles considerado "topo de linha", compatível com o padrão Brasileiro ISDB-Tb e com recursos avançados, e outro modelo voltado à recepção de sinais via satélite em alta definição (HDSat/DVB-S2) podendo ser utilizado em todo o território nacional graças ao uso de antenas parabólicas.
Outra parceira nesse projeto é a Jabil do Brasil, que opera como fabricante terceirizada, com unidades de produção em Manaus, Minas Gerais e São Paulo.
"São produtos exclusivos para a TV digital de alta definição, que atendem o mercado de TV digital terrestre também as redes de TV a cabo e recepção via satélite. As inovações da Tecsys, aliadas à tecnologia de ponta da Intel, irão acelerar significativamente a implantação da TV digital no Brasil – da emissora até usuário final, em qualquer ponto do país", finalizou Américo Tomé.